Você está aqui

Raízes belgas, trajetórias brasileiras: Oito mulheres belgas e suas jornadas no Brasil

Raízes belgas, trajetórias brasileiras

Prepare-se para um fascinante mergulho nas histórias inspiradoras de oito mulheres belgas que transformaram suas vidas no Brasil. O livro "Raízes belgas, trajetórias brasileiras", que foi lançado recentemente, é um convite para conhecer trajetórias de coragem, determinação e resiliência, revelando como essas mulheres se tornaram protagonistas em suas áreas de atuação. Entre elas, temos Marie van Langendonck, a poetisa que trouxe à luz a literatura com seu livro “Uma colônia no Brasil” de 1862. Conheça também Maria Rennotte, a pioneira da medicina obstétrica em São Paulo, que desbravou um campo até então dominado por homens. E não podemos esquecer da irmã Lambertine, que dedicou sua vida a cuidar de órfãos na Casa Pia. A obra também celebra a contribuição de Georgine Mongruel, a jornalista e compositora que musicalizou poetas brasileiros, e Jeanne Milde, uma artista visionária que abriu portas para a presença feminina nas artes plásticas. Yvonne Jean, jornalista e tradutora, e Lily Sverner, fotógrafa que elevou a fotografia como forma de expressão, também têm seus lugares de destaque neste mosaico de histórias. Por fim, Françoise Schein, a arquiteta que visualizou cidadania e direitos humanos nas estações de metrô das grandes cidades brasileiras.
Cada relato é uma janela que nos transporta para um mundo de desafios e superações. Mulheres que, ao se aventurarem por novas terras, deixaram sua marca em campos tão diversos como arte, ciência, educação, fotografia, jornalismo e medicina. Venha se inspirar e se emocionar com "Raízes belgas, trajetórias brasileiras"! Uma obra que não só narra histórias, mas também convida à reflexão sobre a força feminina e o impacto que cada uma pode ter na sociedade.
Adquira já o seu exemplar e mergulhe nessas histórias de vida que celebram a coragem e a determinação!
O livro é o resultado de um projeto aprovado pela Lei Rouanet sob o número 233091. As empresas Impextraco e Katoen Natie patrocinaram o projeto.

Boa leitura!

Ficha técnica

Título: Raízes belgas, trajetórias brasileiras: Oito mulheres belgas e suas jornadas no Brasil
Autor: Marc Anna Camille Jozef Maria Storms
Texto em português com resumo em francês e neerlandês
São Paulo - Edição do autor – 2024
Páginas: 148
Formato: 14 x 21 cm
ISBN 978-65-00-95877-5

Ouvir o livro

headphones Caso você tenha deficiência visual ou dificuldade para ler o texto, clique aqui para ouvir o livro.

Autor

Desde 2014, o belga Marc Storms pesquisa, retrata e divulga as ricas e diversificadas heranças e presenças belgas no Brasil. Ele coordena o projeto Patrimônio belga no Brasil. Pela sua pesquisa sobre a Vila Belga em Santa Maria (RS), recebeu, em 2017, o “Prêmio do Patrimônio belga no Exterior”.
Em 2018, publicou o livro Ad. H. van Emelen: A trajetória de um artista belga em São Paulo, com a biografia e as obras mais significativas do artista, nascido em 1868, em Leuven, e emigrado para o Brasil em 1920. Em 2019, no livro Sabores belgas no Brasil, o autor resgatou os produtos icônicos que representam o DNA da culinária belga no Brasil e entrevistou dez chefs belgas com trajetórias no país.
Em 2021, recebeu a condecoração honorífica do Reino da Bélgica Cavaleiro da Ordem de Leopoldo, um reconhecimento por seu trabalho de promoção das relações históricos e culturais entre a Bélgica e o Brasil. A exposição A Colônia Belga e seus Descendentes no Vale do Itajaí, de sua curadoria, deu visibilidade às histórias, memórias e tradições culturais das pessoas descendentes de migrantes belgas. Ela ficou em cartaz na cidade de Ilhota (SC), em 2022, e pode ser visitada virtualmente.

Português, Brasil