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Vagão de carga

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vagão de carga
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Estrada de Ferro: 

Na página 39 do catálogo da empresa belga "Les ateliers métallurgiques: Société Anonyme. Siège Social, Direction Générale, Service Commercial, Bureaux d'Etudes, Nivelles" (sem data) achamos uma foto de um vagão fechado com dois eixos exportado para "Ettenger Paulista". O vagão mede 10,167 metros e poderia carregar 24 toneladas em bitola de 1 metro. Infelizmente faltam detalhes para saber quantos vagões deste tipo foram exportados e em qual estrade de ferro foram usados. Uma pesquisa sobre "Ettenger Paulista" não deu resultados.

Será que são os 100 vagões mencionados no Relatório apresentado ao Exmo. Snr. Dr. Augusto Pestana Secretário do de Estado dos Negócios das Obras Publicas pelo Engenheiro Octacilio Pereira Director Geral da Viação Férrea em 30 de julho de 1927 relativo ao ano de 1926" p. 282?

Este relatório explica que dos 100 vagões plataformas de 24 toneladas, série 10.096 a 10.195, construídos pela S.A. Metallurgiques, Nivelles, da Bélgica, adquiridos pela firma Evaristo Lopos dos Santos, 80 passaram a propriedade da Viação Férrea do Rio Grande do Sul.

RVC Robert Platt de 1935Antônio Temoteo, leitor do nosso site, nós informou que existem diferentes fotografias de 1935, entre outros do fotografo de Robert Platt, todas da Rede de Viação Cearense (RVC) mostrando este tipo de vagão.

Fontes

  • http://www.tassignon.be/trains/PDF/Nivelles_.pdf
  • Relatório apresentado ao Exmo. Snr. Dr. Augusto Pestana Secretário do de Estado dos Negócios das Obras Publicas pelo Engenheiro Octacilio Pereira Director Geral da Viação Férrea em 30 de julho de 1927 relativo ao ano de 1926" p. 282