Você está aqui

vagão tanque belga GREGG

tipo de material: 
vagão de carga
Estrada de Ferro: 

No dia 25 de novembro de 2020 foi resgatado pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) um vagão tanque belga GREGG ex E.F.L. TNA-619449-4 no pátio do DNIT em Irajá, Rio.

O vagão foi fabricado na Bélgica pela GREGG CAR CO LTD em 1936 para a SHELL que o alocou para transportes na malha da Leopoldina, onde recebeu a matrícula TZV-599. Foi vendido para a A.G.E.F. – Rede Federal de Armazéns Gerais Ferroviários S/A (controlada pela Rede Ferroviária Federal S/A) e permaneceu na EFL.

Gregg placa
Foto: ABPF

Passou a ser utilizado em serviços de apoio para transporte de óleo diesel entre as oficinas e recuperação de óleos de cárter, além de resíduos também usados no final da vida útil das locomotivas a vapor como combustível e para sua lubrificação.

O vagão veio de Campos para a fila da morte do pátio de Praia Formosa e de lá, com as obras da região do porto do Rio, tendo escapado do maçarico, foi transferido com outros materiais e empilhado no então pátio do DNIT em Irajá.br /> A ABPF localizou esse vagão lá em julho de 2015 e cinco anos depois graças aos esforços da ABPF Sul de Minas foi possível seu resgate.

Gregg vagão belga
Foto: ABPF

Este vagão muito provavelmente é o último exemplar desse tipo e origem ainda existente e agora será preservado pela ABPF e irá compor o acervo do museu ferroviário que está sendo constituído em Cruzeiro/SP.

O leitor do nosso site, João Rodrigues, já nos havia informado sobre esse vagão da E.F. Leopoldina e nós enviou em 28.08.2018 as fotos seguintes:

Vagão óleo Gregg
Foto do vagão TNA-619449-40 tirada no Cemitério de trens, Praia Formosa, Rio de Janeiro, RJ, por Latuff em 2009.


O mesmo vagão em serviço - foto de João Rodrigues.

Parabéns aos todos envolvidos.

Fontes: