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Vagões gondolas de aço

tipo de material: 
vagão de carga

A Viação Férrea do Rio Grande do Sul encomendou em 1932 cinco vagões gondolas de aço da Société Gregg d'Europe de Lot, na Bélgica.

Depois de modificar os dispositivos de manipulação das portas laterais de descarga, os vagões foram recebidos oficialmente em 21 de outubro de 1933 pela Viação. 

São vagãos de 30 toneladas de lotação, inteiramente metálicos, possuem longarinas de aço estampado e são dotados de truques de tipo "Diamond", com barras arqueadas, de dois eixos cada um. São munidos de freio a vacuo e equipados de aparelhos de choque e tração "Murray Graft Gear".

Aquisição de vagões

Aquisição de vagões

Na pagina 61 do mesmo relatório consta que a empresa comprou em "francos belgas" e "belgas" (sic).

belgas e francos belgas

Fonte

Relatorio de 1933 apresentado ao Dr. Francisco Rodolpho Simch Secretário de Estado de Negócios das Obras Públicas pelo Engenheiro Fernando Olyntho de Abreu Pereira Diretor-Geral da Viação Férrea,