Você está aqui
Escultura do jazigo de Domingos Xavier de Andrade (1903 - 1940)

A escultora e professora belga Jeanne Milde (Bruxelas 1900 - Belo Horizonte 1997) esculpiu o jazigo de Domingos Xavier de Andrade, o Monsã, (1903 - Belo Horizonte 1940), no Cemitério do Bonfim na cidade de Belo Horizonte.
O caricaturista Domingos Xavier de Andrade era um dos pioneiros das artes gráficas e desenho de humor em Belo Horizonte. Monsã integra um grupo de artistas que conta com nomes como Delphino Júnior, Fernando Pieruccetti e Érico de Paula. Eles frequentarem os mesmos lugares, terem a mesma idade e o objetivo de realizar trabalhos inovadores. “Com as caricaturas, os artistas registram as novidades trazidas pela modernidade, como o automóvel, a luz elétrica e a moda. Mostram ainda o momento de transformação e os conflitos entre novos e velhos hábitos”, destaca André Mascarenhas Pereira, autor junto com e Maria Inez Candido do livro "Monsã: uma vida na ponta do lápis" (Editora C/Arte).
O caricaturista e designer freqüentou o curso de arquitetura da ENBA, RJ. Sua presença foi destaque na Primeira Exposição de Arte Moderna de Belo Horizonte, em 1936, no Bar Brasil. Produziu cartazes políticos sobre a Revolução de 30, os eventos comerciais e industriais da Feira de Amostras e a Saúde Pública, que eram afixados nos bondes, estações ferroviárias e ruas de Belo Horizonte. Produziu capas das revistas Semana Ilustrada e Belo Horizonte.
Trabalhou como programador visual e artista gráfico na Imprensa Oficial de Minas Gerais.
Monsã, como era conhecido, ilustrou vários livros, destacando-se a Bonequinha Preta, de Alaíde Lisboa de Oliveira.
Integrou a mostra comemorativa do centenário de Belo Horizonte, Emergência do Modernismo, Museu Mineiro, BH (1996).
O jazigo fica no quadro Q44 com número 212.
Texto e foto: Marc Storms, julho 2015
Fonte:
- Os Salões Municipais de Belas Artes e a Emergência da Arte Contemporânea em Belo Horizonte. 1960-1969 / Rodrigo Vivas Andrade. - Campinas, SP : [s. n.], 2008. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.
- Monsã: uma vida na ponta do lápis / André Mascarenhas Pereira e Maria Inez Candido. - Editora C/Arte.