Você está aqui

Dumoulin, Annette (1935 - 2021)

, Liège -
Dumoulin Annette
Social Media: 

Irmã Annette Dumoulin, da Congregação de Nossa Senhora (Cônegas de Santo Agostinho) de Juazeiro do Norte (CE), morreu na sexta-feira, 21 de maio de 2021, aos 85 anos. Conhecida como “a madrinha dos romeiros”, a religiosa de origem belga chegou ao Brasil na década de 1970 para estudar e pesquisar as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) na periferia do Recife. Na convivência na cidade pernambucana, ela descobriu Cícero Romão Batista, o Padre Cícero, de quem virou afilhada e devota. Annette se mudou para o Cariri e contribuiu para as atividades religiosas desempenhadas na região.

Annette nasceu no dia 14 de julho de 1935 na cidade de Liége, na Bélgica. Com cinco anos de idade teve que migrar juntamente com sua família para França, em consequência dos bombardeios provenientes da II Guerra Mundial. A religiosa ainda hoje conserva na lembrança os momentos de tensão e medo sofrido com esta experiência migratória. Retorna ao seu país sensibilizada com a lição que aprendera com o pai: “A felicidade consiste em ajudar os outros”, lembra ela, ao destacar que esse ensinamento transformou a sua vida.

Em 1955, a jovem Annette forma-se em Educação Física na Bélgica e em 1958, gradua-se em Ciência da Religião pela Universidade Católica de Louvain e, posteriormente, em Psicologia da Religião, obtendo os títulos de mestre e doutora em Ciência da Educação, com especialidade em Psicologia da Religião pela Universidade Católica de Louvain, entre 1964 e 1970.

Durante sua vida acadêmica, Irmã Annette ocupou o cargo de assistente no Centro de Psicologia da Religião da Universidade de Louvain nos idos de 1964 – 1970 e, na mesma universidade, tornou-se professora de Ciências da Educação e Psicologia da Religião das Faculdades de Teologia e Ciências da Educação no período de 1970-1975. No ano de 1960, sagrou-se na Congregação de Nossa Senhora (ordem das Cônegas de Santo Agostinho).

Juntamente com a irmã Ana Teresa Guimarães chega ao Brasil para estudar e pesquisar as Comunidades Eclesiais de Base (Cebs), ambas decidindo morar na periferia de Recife, entre 1972 e 1973, sob os cuidados de Dom Hélder Câmara.

No contato com as pessoas ao chegar no Brasil, ouviram falar do Padre Cícero e vieram a Juazeiro do Norte, onde tiveram momento de forte encantamento no tocante às romarias, passando a admirar o sacerdote e toda a sua obra. Foram mais de 40 anos empreendendo pesquisas, juntamente com a irmã Ana Teresa, e ações socioreligiosas acerca do Padre Cícero, das romarias e dos romeiros. Em 1976, a irmã Annette pede sua exoneração da Universidade de Louvain e se instala definitivamente em Juazeiro do Norte, onde recebe acolhimento dos então padres Murilo de Sá Barreto e José Alves de Oliveira, onde abraçaram a defesa ao Padre Cícero e o acolhimento aos romeiros do Nordeste. Foi criado o Centro de Acolhida dos Romeiros na Paróquia de Nossa Senhora das Dores.

Dumoulin Annette

A religiosa tem somadas importantes contribuições nas áreas da cultura, social, educacional, além de colaborar com estudos relacionados ao Padre Cícero e valorização da cultura romeira. São 40 anos de trabalho na Igreja de Nossa Senhora das Dores, sobretudo nas celebrações destinadas ao povo romeiro. No Círculo Operário São José, realiza um encontro com peregrinos desde 1976, denominado reunião das 15 horas.

No Centro de Psicologia da Religião (CPR), desenvolve um trabalho de coleta, catalogação e organização de um acervo documental que serviu e serve aos pesquisadores do Brasil e de outros países, culminando com a construção de dezenas de monografias, dissertações e teses de doutorado. Para a Universidade, conceder o Título de Doutor Honoris Causa a Irmã Annette Dumoulin representa mais que uma justa homenagem, mas uma atitude de valorização por parte da instituição, pela sua vasta contribuição social, religiosa e científica para o Cariri e, especificamente, Juazeiro do Norte.

Fonte e fotos: https://crbnacional.org.br/...