Você está aqui

Hardy, Raphael (1893 - 1968)

Hardy Raphael
Social Media: 

Raphaël François Amédée Marie Hardy nasceu na cidade Bruges, Bélgica, no dia 23 de janeiro de 1893 com filho de François Joseph Marie Hardy e Louise Marie Christine Charlotte Loys. Ele estudou arquitetura na Academia de Belas-Artes de Bruges (Bélgica) e violoncelo no Conservatório de Música da mesma cidade. Ganhou prêmio de viagem a Roma, onde passou um ano, aperfeiçoande-se em arquitetura.

Chegou ao Brasil em 1915, como arquiteto contratado da Estrada de Ferro Leopoldina Railway, radicando-se, inicialmente, em Viçosa/MG. Com o término da Primeira Grande Guerra, da qual participou de 1916 a 1918, retornou ao Brasil.

Sabe-se que, em 1922, teve as matrículas, como arquiteto e desenhista, registradas na Diretoria de Obras Públicas da Prefeitura de Belo Horizonte. Hardy só veio a se fixar definitivamente nesta cidade no início da década de 30, trabalhando como arquiteto da Construtora Morthé de Araújo, além de exercer sua profissão como autônomo.

O Museu Histórico Abílio Barreto de Belo Horizonte guarda uma planta geral da cidade de Belo Horzionte com data dezembro 1942 que é atribuído ao Raphael Hardy.

Planta Belo Horizonte 1942 - Raphael Hardy - MHAB

Foi também professor de violoncelo do Conservatório Mineiro de Música, hoje Escola de Música da UFMG, até se aposentar.

Raphael Hardy - foto MHAB

Na foto, sentado esquerdo Raphael Hardy, no piano Anna Gertrudes Driesler, em pé com violon Julia Driesler Garcia de Paíva e George Marinuzzi - Foto publicada com autorização do Museu Histórico Abilio Barreto. Ano desconhecido.

Prestou serviços como designer do mobiliário da Serraria Souza Pinto.

Ao longo de sua vida profissional, participou, como autor e colaborador, em diversos projetos em Belo Horizonte, citando-se, em 1934, o de duas residências na avenida Brasil, 1540, esquina com a rua Pernambuco (demolidas). Registra-se que alguns de seus descendentes seguiram-lhe a mesma profissão, como Raphael Hardy Filho, àlvaro Hardy e Mariana Machado Coelho Hardy.

Raphael Hardy faleceu em 1968 na cidade de Belo Horizonte, MG.

Fonte:

  • Dicionário biográfico de construtores e artistas de Belo Horizonte ; 1894-1940 / Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. – Belo Horizonte : IEPHA/MG, 1997. - veja p. 125
Imagens:
  • Foto em sepia : Museu Histórico Abílio Barreto, Belo Horizonte, JD.FOT.027
  • Planta :  Histórico Abílio Barreto, Belo Horizonte, BH.MP-22