Você está aqui
Hardy, Raphael (1893 - 1968)
Raphaël François Amédée Marie Hardy nasceu na cidade Bruges, Bélgica, no dia 23 de janeiro de 1893 com filho de François Joseph Marie Hardy e Louise Marie Christine Charlotte Loys. Ele estudou arquitetura na Academia de Belas-Artes de Bruges (Bélgica) e violoncelo no Conservatório de Música da mesma cidade. Ganhou prêmio de viagem a Roma, onde passou um ano, aperfeiçoande-se em arquitetura.
Chegou ao Brasil em 1915, como arquiteto contratado da Estrada de Ferro Leopoldina Railway, radicando-se, inicialmente, em Viçosa/MG. Com o término da Primeira Grande Guerra, da qual participou de 1916 a 1918, retornou ao Brasil.
Sabe-se que, em 1922, teve as matrículas, como arquiteto e desenhista, registradas na Diretoria de Obras Públicas da Prefeitura de Belo Horizonte. Hardy só veio a se fixar definitivamente nesta cidade no início da década de 30, trabalhando como arquiteto da Construtora Morthé de Araújo, além de exercer sua profissão como autônomo.
O Museu Histórico Abílio Barreto de Belo Horizonte guarda uma planta geral da cidade de Belo Horzionte com data dezembro 1942 que é atribuído ao Raphael Hardy.
Foi também professor de violoncelo do Conservatório Mineiro de Música, hoje Escola de Música da UFMG, até se aposentar.
Na foto, sentado esquerdo Raphael Hardy, no piano Anna Gertrudes Driesler, em pé com violon Julia Driesler Garcia de Paíva e George Marinuzzi - Foto publicada com autorização do Museu Histórico Abilio Barreto. Ano desconhecido.
Prestou serviços como designer do mobiliário da Serraria Souza Pinto.
Ao longo de sua vida profissional, participou, como autor e colaborador, em diversos projetos em Belo Horizonte, citando-se, em 1934, o de duas residências na avenida Brasil, 1540, esquina com a rua Pernambuco (demolidas). Registra-se que alguns de seus descendentes seguiram-lhe a mesma profissão, como Raphael Hardy Filho, àlvaro Hardy e Mariana Machado Coelho Hardy.
Raphael Hardy faleceu em 1968 na cidade de Belo Horizonte, MG.
Fonte:
- Dicionário biográfico de construtores e artistas de Belo Horizonte ; 1894-1940 / Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. – Belo Horizonte : IEPHA/MG, 1997. - veja p. 125
- Foto em sepia : Museu Histórico Abílio Barreto, Belo Horizonte, JD.FOT.027
- Planta : Histórico Abílio Barreto, Belo Horizonte, BH.MP-22