Você está aqui

Cúpula Teatro Amazonas (Manaus)

Location: 
Avenida Eduardo Ribeiro 659, Manaus - Amazonas
Manaus Cupula Teatro
Data de inauguração: 
quinta-feira, 31 Dezembro, 1896
Tipologia: 

Simplicidade é uma palavra que não se adequa ao Teatro Amazonas. Desde o início da sua construção, em 1881, a ideia não era construir apenas um teatro, mas um monumento à altura da arte. Um local que seria frequentado pela elite da belle époque, como foi chamado o período em que Manaus viveu a época áurea da borracha, no final do século XIX. Foram 17 anos de obras até a inauguração no dia 31 de dezembro de 1896. 

O projeto arquitetônico escolhido foi o de autoria do Gabinete Português de Engenharia e Arquitetura de Lisboa, em 1883. O estilo dominante é eclético. Foram trazidos arquitetos, construtores, pintores e escultores da Europa para a realização da obra. A decoração interna ficou ao encargo de Crispim do Amaral, com exceção do Salão Nobre, a área mais luxuosa do prédio, entregue ao artista italiano Domenico de Angelis. 

Pré-montagem em Haine-Saint-Pierre

Estação de AntuérpiaNa estrutura interna, a cúpula do teatro de metal foi fabricada na Bélgica pela empresa Compagnie Centrale de Construction de Haine-Saint-Pierre.

Os monarquistas combateram a instalação da cúpula por considerá-la uma homenagem a Republica. O Jornal "O Estado do Amazonas" estampou na capa “Aleijão, monstruosidade, papagaio” para criticar a cúpula.

Para sua informação, a mesma empresa construiu entre 1895 e 1898 o hal da estação de trem de Antuérpia (Bélgica) - foto ao lado.

A cúpula do Teatro Amazonas é composta de 36 mil peças de escamas em cerâmica esmaltada e telhas vitrificadas, vindas da Alsácia. Foi adquirida na Casa Koch Frères, em Paris. A pintura ornamental é da autoria de Lourenço Machado. O colorido original, em verde, azul e amarelo é uma analogia à exuberância da bandeira brasileira.

O Teatro Amazonas, desde a sua inauguração em 1896, viu apresentar-se no seu palco todo tipo de espetáculo: óperas, operetas, musicais, peças de teatro, shows de cantores líricos e populares, festivais, grupos de dança, bandas de música, corais, orquestras e tantos outros. Mas além de casa de espetáculos, ele é um lugar de referências fundamentais para a cidade. Nele a função teatro anda de braços dados com a função de lugar de memória, de patrimônio cultural e de museu. A rigor todo o Teatro Amazonas é um museu. Sendo este um espaço especial reservado á memória da cidade de Manaus. Seu percurso se dá ao longo do próprio Teatro e das salas do primeiro e terceiro pavimentos, onde a história, contada por meio do Museu, integra-se e é completada pela presença física e monumental do Teatro.

Fontes

Brasil e Bélgica : Cinco séculos de conexões e interações / organização Eddy Stols, Luciana Pelaes Mascaro e Clodoaldo Bueno. - São Paulo : Narrativa Um, 2014. - referência p. 331+332

http://www.cultura.am.gov.br/teatro-amazonas/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_Amazonas

http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2011/12/teatro-amazonas-completa-115-anos-de-historia-no-coracao-da-floresta.html

Fotos:

Manaus Cupula: Mara Luz

Antuérpia : Marc Storms, maio 2015