Você está aqui

Casarão de Alfredo Prates (São Paulo)

Location: 
Rua Guaianases 1281 , São Paulo - São Paulo
Tipologia: 

Antigo reduto dos Barões de Café, o bairro de Campos Elíseos, na região central da capital paulista, é o primeiro bairro rico da cidade. Os Barões, aproveitaram o fato da área ser às margens da ferrovia e se estabeleceram no bairro. O fato enobreceu a área e desenvolveu a região.

Com o tempo, a área foi deixando aos poucos de ser nobre com seus moradores mais abastados mudando para outros bairros como Higienópolis, Jardins, Pacaembu deixando para trás um legado de antigas construções que são parte não só ha história paulistana, mas paulista e brasileira.

Muitos destes casarões já desapareceram, demolidos pela ação da construção civil, ou vieram abaixo depois de anos de abandono e má conservação. Outros tantos ainda resistem a ação do tempo e estão por lá, sobrevivendo a duras penas as décadas de esquecimento e descaso. Sendo que alguns outros foram preservados por iniciativas particulares ou públicas.

Florimond Colpaert

No número 1281 da rua Guaianases, está localizado uns dos mais belos imóveis da região que ainda resistem ao tempo. O imóvel em estilo neoclássico, de 1896, foi residência de Alfredo Prates e é um projeto do arquiteto belga Florimond Colpaert.

São Paulo Casarão Alfredo Prates

A residência, de um andar apenas, possui porão alto e sótão. Tombado pelo Condephaat desde meados da década de 1980 a residência ainda preserva praticamente toda a sua originalidade externa, com alterações visíveis no porão, que teve uma janela eliminada e a outra transformada em uma pequena porta comercial que até pouco tempo atrás era de um pequeno comércio. Aos fundos do imóvel, é possível notar que foi construído um pequeno anexo ao nível térreo com tijolos.

Antes do restauroApesar de várias mudanças, o imóvel vem resistindo e apresenta um bom estado de conservação. Até pouco tempo atrás o local era um cortiço que funcionava há  décadas. O imóvel pertenceu até 2013 a Santa Casa de Saúde de São Paulo.

O casarão de Alfredo Prates, que parecia não terum bom destino, felizmente terá um futuro digno de sua história. Adquirido no segundo semestre de 2013 pela holding Porto Seguro, o casarão entrou em processo de restauro em novembro do mesmo ano. O restauro é realizado pela empresa Olympio Augusto Ribeiro, a mesma que tem já no currículo o restauro da Estação da Luz, Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, Fonte Milão, entre outros. O objetivo é adequar o casarão, que se encontrava bastante deteriorado, as necessidades da Porto Seguro. Os cômodos localizados na porção frontal do imóvel serão restaurados aos moldes de 1896.

Casa Alfredo Prates - arq. Florimond Colpaert

 

Fonte e foto antes do restaurohttp://www.saopauloantiga.com.br/casarao-de-alfredo-prates/

Fotos: Marc Storms, março de 2016