Você está aqui

Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição (Santa Maria)

Location: 
Avenida Rio Branco 821, Santa Maria - Rio Grande do Sul
Santa Maria Catedral
Data começo construção: 
segunda-feira, 8 Dezembro, 1902
Data de inauguração: 
domingo, 5 Dezembro, 1909
Tombado: 
sim

Santa Maria Catedral Placa VauthierO engenheiro belga Gustave Vauthier, diretor da empresa belga “Compagnie Auxilaire de Chemins de Fer aux Brésil” foi o consultor técnico da comissão construtora da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição.

Uma placa comemorativa na entrada da Catedral menciona: “A perpetua memoria: Esta igreja começada a 8-12-1902, consegrada a 5-12-1909, elevada a cathedral a 15-8-1910 foi levantada pelo povo e esforços da seguinte commissão ...Dr. Gustave Vauthier”.

O projeto de arquitetura foi contratado com o alemão Johann Grünewald, formado em Colônia, Alemanha, com o título de “Dombaumeister” ou mestre construtor de catedrais. Conhecido como “Mestre João”, ele havia construído obras importantes no Estado. Depois de construídas as fundações, o projeto foi modificado por Francisco Dupras, um desenhista da Estrada de Ferro, sendo que os zimbórios das torres foram projetados e dirigidos pelo Eng. Oscar Ewald.

Os vitrais da igreja são de autoria da Casa Genta de Porto Alegre. Esta empresa tem o nome do seu fundador Antônio Genta, uruguaio, nascido em Montevidéu em 13 de outubro de 1879 e falecido em 1943 em Porto Alegre. Inicialmente a curvatura dos vidros era feita pela própria Casa Genta, cujas chapas (de vidro) provinham da Bélgica e Inglaterra (da fábrica Bilkenston Brother), mais tarde de São Paulo, da empresa de Vicente Cracasso. Chegavam por mês vários navios da Europa carregados com chapas de vidros, todos destinados à Casa Genta, oriundos, como referido, principalmente da Inglaterra e Bélgica, cujo “desembarque” era conferido diretamente por Miguel Genta no porto da capital Porto Alegre.

Informa Elisabeth Urban Lisa "Os vitrais desta catedral foram feitos pelo meu pai, o artista belga François Ferdinand Urban, que trabalhou nesta empresa Casa Genta". 

Santa Maria Catedral Vitrail Casa Genta

Santa Maria Catedral Vitrail

A igreja possui estilo eclético com predomínio de elementos barrocos e neoclássicos.  Em 2002, o templo foi tombado como Patrimônio Histórico de Santa Maria.

Fontes:

Texto e fotos: Marc Storms, março de 2016