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Cobertura metálica Estação Ferroviária de São João del Rei (MG)

Location: 
Praça da Estação, São João del Rey - Minas Gerais
Tombado: 
sim

A Estação Ferroviária de São João del Rei (MG) faz parte do Complexo Ferroviário, tombado pelo Iphan desde 1989.

Estação SdR

Durante minha visita em agosto de 2023, foi informado que a cobertura metálica na área de espera perto dos trilhos de trem foi importada da Bélgica. Essa área foi ampliada no início das anos 1920 e a estrutura em madeira trocada e ampliada. Faltam informações sobre o produtor da cobertura e o importador. A cobertura é imensa, o trecho maior tem uma extensão de cerca de 120 metros por 16 metros, no lado direito 70 metros por 11 e no lado esquerdo 45 metros por 11. (Veja a foto).

Estação São João del Rey

Tudo sustentado por 24 pilares. As platibandas metálicas são muito estilizadas com detalhes em Art Nouveau.

Estação SdR

A partir da década de 1870 discutia-se em São João del Rei a possibilidade da chegada à cidade de uma via férrea que possibilitasse a ligação entre o município mineiro e Rio de Janeiro. O principal motivo para a construção da EFOM foi integrar a capital do Império ao sertão de Minas e Goiás, tendo São João Del-Rei como principal polo comercial que interligava os maiores produtores de gado e produtos de abastecimento ao mercado de importação do Rio de Janeiro, substituindo assim as tropas de muares.

No dia 28 de agosto de 1881 era inaugurada a Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) que contava então com as estações de Sítio, Barroso e São José del Rei. Seu material rodante, contava com: “quatro locomotivas, quatro carros de primeira classe, quatro de segunda, um de luxo, dois de bagagens, dois de animais, quinze vagões fechados, dez abertos e um carro guindaste”. A bitola adotada para a linha foi a de 76 centímetros, o que equivale a 2 pés e 6 polegadas, tendo em vista que a bitola máxima permitida seria a de um metro. 

Em 1885 a companhia adquiriu concessão para o prolongamento dando sentido ao nome que recebera. Seguiria rumo ao oeste de Minas Gerais dando sequência ao seu traço que seguia o vale do Rio das Mortes.

Com dificuldades financeiras e dívidas acumuladas, foi decretada a liquidação forçada da companhia em abril de 1900, vindo a mesma a ser adquirida em hasta pública pelo governo federal em 1903. De 1903 a 1931 a Estrada de Ferro Oeste de Minas foi uma das estradas de ferro encampadas pelo governo federal, vindo a ser arrendada ao governo de Minas Gerais em janeiro deste último ano junto com a Rede Sul Mineira (RSM) para formar a Rede Mineira de Viação (RMV).

O nome EFOM foi retomado no fim da década de 1970 para fins turísticos nas vias de bitola de 0,76m. O mais famoso hoje dos trechos dessa ferrovia é o que restou de suas linhas originais em bitola de 0,76m, entre São João del Rei e Tiradentes.

Texto e fotos: Marc Storms

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/...

Oeste de Minas: A mais mineira de todas as ferrovias

Complexo Ferroviário de São João del Rei (MG) passa a ser do Iphan