Você está aqui
Monumento do IV Centenário (São Vicente)

Quarto Centenário do Brasil
Do jornal Estado de São Paulo, 15 de agosto de 1899, p. 3
"A Sociedade comemorada do IV Centenário do Brasil, fundada em S. Vicente, enviou-nos um desenho do monumento que pretende erigir naquela cidade em 1900.
O monumento mede 10 metros de altura da base no ápice; a primeira parte é quadrangular, de cantaria lavrada em estilo dórico, com 4 metros e 50 centímetros de altura, tendo em cada uma das faces uma placa de bronze com inscrições contendo os nomes dos principais personagens da descoberta e povoamento do Brasil até 1570.
A segunda secção do monumento é de bronze, em estilo misto; tem em cada uma das faces um medalhão enfiado de ramos de fumo e de enfé e por baixo uma grinalda. No centro do medalhão vê-se uma caravela com as velas.
É de bronze também a terceira secção, de forma octogonal, em estilo misto. Traz em duas faces mais largas o brasão de armas de Martim Affonso de Souza – Era de 1532 – e a inscrição – Deus, Pátria e Liberdade.
Nas outras duas faces mais largas o brasão de armas de Pedro Álvares Cabral, com a seguinte legenda: 22 de abril de 1500.
A quarta secção, de bronze, também octogonal, do mesmo estilo, tendo nas faces mais largos escudos ornadas de volutas e ramos de palmeiras e oliveiras, símbolos da gloria e paz. Esta ultima parte termina por linhas ogivas, encimadas por uma esfera armilar tendo no alto um tridente.
O projeto é executado pelo arquiteto sr. Florimond Colpaert, por indienções e desenhos do sr. Benedicto Calixto.
O monumento será colocado na praça Treze de Maio, em frente da barra de S. Vicente e será inaugurado a 22 de abril de 1900."

Localizado no centro da Praça 22 de Janeiro (antigo Largo 13 de Maio), próximo à Biquinha de Anchieta. Foi projetado e desenhado pelo artista e pintor itanhaense Benedito Calixto de Jesus e executado pelo arquiteto belga sr. Florimond Colpaert. Foi inaugurado no dia 22 de abril de 1900. Nele se encontra a seguinte inscrição latina: "Sub umbra crucis armorum foedus et generum conjunctio facta atque ejus auspiciis brasilicus populus calligate crevit". Tradução: "À sombra da cruz foi feita a aliança das armas, a união das gentes, e, sob tais auspícios, cresceu unido o povo brasileiro".
Fontes:
- jornal Estado de São Paulo 15/08/1899 p. 3
- http://www.novomilenio.inf.br/sv/svf006.htm
Fotos: Marc Storms, abril 2015
Foto antigo: álbum Exploração do Littoral - 1ª secção - Cidade de Santos á fronteira do Estado do Rio de Janeiro, da Commissão Geographica e Geologica do Estado de S. Paulo, impresso por Typographia Brazil de Rothschild Co., S. Paulo, 1915. - Acervo da Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio (SHEC) de Santos
Planta: Fica na Casa Martim Afonso que abriga o Museu Histórico de São Vicente.