Você está aqui

Ponte 25 de Julho (São Leopoldo)

Location: 
Ponte 25 de Julho, São Leopoldo - Rio Grande do Sul
Tombado: 
sim

A "Ponte 25 de Julho" em  São Leopoldo foi construída entre os anos de 1871 a 1876. A construção centenária de ferro foi a primeira travessia do Rio dos Sinos. Foi construído no último ponto navegável do Rio dos Sinos.  É situada defronte à Igreja Matriz, ligando a zona norte com os demais bairros das cidade.

Ponte 25 de Julho em

O nome faz referência à data de chegada dos alemães em 1824. A ponte foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) em 1980 e foi o primeiro tombamento desta instituição..

Gabriel, historiador do Museu do Trem em São Leopoldo, nos informou que a ponte foi construída pelo Pierre François Alphonse Mabilde, conhecido também como Alfonso Mabilde. O belga Mabilde (Gante, 30 de agosto de 1806 — São Leopoldo, 4 de dezembro de 1892) foi engenheiro, jornalista e antropólogo belga que emigrou para o sul do Brasil. Foi também vereador na Câmara Municipal de São Leopoldo nos anos 1850. 

Esta informação é confirmada na página 14 do dossiê do tombamento da Praça do Imigrante, ao lado da ponte. Não achamos detalhes sobre a providência das estruturas metálicas que provavelmente foram importadas da Europa.

Ponte 25 de julho 1

Fontes

Foto colorida: Marc Storms, março de 2017

Foto antiga: IPHAE