Você está aqui

Ponte sobre o Rio São Francisco (Iguatama)

Location: 
, Iguatama - Minas Gerais
Iguatama Ponte
Data de inauguração: 
segunda-feira, 20 Abril, 1908

Iguatama PonteA ponte ferroviária "Paula Cândido" sobre o Rio São Francisco está situada entre as estações de Garças de Minas e a de Engenheiro Adelmar e fazia parte originalmente da Estrada de Ferro de Goiás. Em 1987, outra ponte foi construída ao lado da original, também de ferro, numa modificação do traçado da linha. A ponte original era de 1909, homenageando Paula Cândido (engenheiro - 09/05/1851-20/04/1908) e foi construída, segundo placa ainda existente no local, nos ateliers de la Dyle a Louvain na Belgica

A obra foi inaugurada em 1910 e os detalhes das características físicas e da sua história encontram-se no catálogo "Acervos do São Francisco".  A ponte, de 88 metros de extensão, foi erguida sobre o rio em blocos de pedra de fundação. No passado possibilitou que os trens vindos pela Estrada de Ferro Goiás, cruzassem o São Francisco. Deixou de ser utilizada em 1996, com a construção de outra ponte, mais próxima da cidade.

No entorno não existe outra edificação e o acesso à obra se dá por meio de uma curta trilha que corta uma pequena mata nas imediações da fazenda Capelinha. Segundo informações prestadas por José Garcia Júnior, assessor da Prefeitura Municipal de Iguatama, a Rede Ferroviária Federal, proprietária da obra, ameaçou retirá-la do local e destruí-la, tendo então o poder público municipal se apressado a tombá-la, para evitar que isso ocorresse. A ponte encontra-se em bom estado de conservação, tendo apenas a película externa enferrujada.  

Placa afixada numa das laterais da estrutura, traz a seguinte inscrição: “Estrada de Ferro de Goyaz. Ponte Paula Cândido. 09 de maio de 1851. 20 de abril de 1908. 1909”. No mesmo ponto uma segunda placa traz o seguinte: “Ste Anme de Travaux. Dyle & Bacalan - Paris. Ateliers de La Dyle. A Louvain (Belgique)”. Essa segunda inscrição refere-se ao fabricante belga da obra. Note-se ainda que, apesar de a primeira inscrição trazer uma inexplicada referência ao ano de 1851, todos os documentos disponíveis sobre a obra e as suas próprias características de construção indicam que foi erguida no início do século XX. A única explicação é uma referência ao ano de nascimento de Paulo Cândido.

Fonte e fotoshttp://www.estacoesferroviarias.com.br/...

Fonte: EXPEDIÇÃO ENGENHEIRO HALFELD - ETAPA ALTO SÃO FRANCISCO - RELATÓRIO DE PESQUISA DE CAMPO / MÁRCIO SANTOS. AGOSTO DE 2002, p. 27-28.