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Viaduto Santa Ifigênia (São Paulo)

Location: 
Viaduto Santa Ifigênia, São Paulo - São Paulo
São Paulo Viaduto Santa Ifigenia
Data começo construção: 
quarta-feira, 30 Novembro, 1910
Data de inauguração: 
sábado, 26 Julho, 1913
Tombado: 
sim

Com 225 metros, o viaduto Santa Efigênia, o segundo viaduto da cidade, foi inaugurado em 26 de julho de 1913 para ligar o centro novo ao centro velho como fazia o Viaduto do Chá. A construção surgiu da necessidade de livrar do congestionamento o “ponto mais embaraçado da cidade  - o cruzamento das ruas São Bento e Direta – desviando por outra zona grande numero de bondes e veículos que circulavam pelo viaduto do Chá”, informava o 'Estado' em janeiro de 1911.

O viaduto foi construído com 1.100 toneladas de ferro. As peças que compõem o estilo art noveau do viaduto, vieram da "Société Anonyme des Aciéries d'Angleur" (Tilleur, Bélgica), perfuradas e moldadas e bastava montá-las. Para realizar o projeto, a prefeitura pediu um empréstimo de 250 mil libras aos ingleses. Foi o primeiro endividamento externo da cidade, que só foi liquidado em 1987.  Durante mais de 65 anos foi utilizado por pedestres, bondes, ônibus e carros, e veículos de tração animal. Em 1978, foi entregue reformado e reinaugurado como calçadão.

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Fonte: http://acervo.estadao.com.br/noticias/lugares,viaduto-santa-efigenia,8547,0.htm

viaduto-santa-efigeniaA concorrencia para a construção do viaduto foi aberta em 2 de maio de 1908. Vinto concorrentes apresentaram seu projeto àprefeitura de São Paulo. Os projetos das empresas Giulio Micheli, Bromberg Haecker & Cia, Schmidt & Trost, Cia Mecânica Importadora, e Lion & Cia foram consideradas os melhores. A proposta vencedora foi a de Giulio Micheli da firma belga Aciéries d´Angleur, com um projeto bastante detalhado e um minucioso e preciso memorial de cálculo. 

O viaduto com 225m teria tabuleiro superior e seria formado por cinco tramos, sendo 3 centrais com 53.5 m com flecha de 7.50m. O memorial de calculo justificativo foi da firma Aciéries d'Angleur com minúcias de precisão. 

Eis algumas características do projeto definitivo; dois vãos de 30 m, em vigas retas de alma cheia e 3 vãos em arco com 55 m.com montantes verticais e longarinas de alma cheia. Tabuleiro Superior, com cinco vãos independentes, completando 225 m.de comprimento total, e com largura entre guarda corpos, de 13.60m. Calçadas com 2.55 m.com oito cm de concreto e 2 de asfalto.

A via de transito foi pavimentada com blocos de granito (Paralelepípedos) (vide comentário no item reformas). O viaduto incluía duas vias de trilhos para bondes “elétricos”, com bitolas paralelas de 1.44m, centradas em relação ao eixo. O sistema estrutural dos três tramos centrais com 55 m compreende arcos com tres rótulas, com uma flecha de 7.5m, ou seja, entre L/7 e L/8.

viaduto-santa-efigeniaOs quatro arcos paralelos são formados por vigas curvas em caixão, totalmente executadas em aço laminado e constituídas por duas almas de chapas, ligadas ás mesas e formadas por 4 cantoneiras e tiras de chapas, totalmente rebitadas. Com exceção dos guarda corpos em ferro fundido, toda a estrutura foi fabricada com aço laminado.

Montantes verticais se apóiam diretamente sobre os arcos e são eqüidistantes de 3,665m, formando 15 painéis Uma longarina interliga os topos dos montantes no sentido longitudinal. Existem vigamentos transversais, interligando os quatro arcos paralelos, existindo os necessários contraventamentos verticais e horizontais. 

A escolha do sistema de tres rótulas, se deve ao fato de ser o sistema que deixa menos duvidas com relação à distribuição dos esforços. Além da preocupação com a estética geral do viaduto, que foi concebido em estilo “art-nouveau“, foi dado cuidado especial para os guarda corpos e detalhes artísticos. 

Foram feitos com volutas em ferro forjado, interligados por montantes em ferro fundido com adornos artísticos.

Um grande corrimão interliga os topos dos montantes e dá fixação ao conjunto de volutas. As longarinas externas são decoradas com rosáceas de ferro fundido (Vide comentário no item reformas).

viaduto-santa-efigeniaA estrutura, fabricada na Bélgica (em Sclessin), chegou ao porto de Santos, venceu as dificuldades da subida da Serra do Mar pela Estrada de Ferro S. Paulo Railway e foi montada entre 1911 e 1913 sob a supervisão do mestre de obras alemão Johann Grundt. 

Na entrevista, publicada no dia 10 de janeiro de 1913 no Correio Paulistano, o engenheiro Julio Micheli informou que "a companhia belga enviou para aqui um habillissimo pratico, o sr. Joseph Barbier, que muito nos auxiliou."  

A estrutura chegou totalmente fabricada, sendo apenas montada no local, pela união por rebitagem das peças devidamente numeradas e com as furações prontas.

"Bellíssimo é o panaorama que se descortina do novo viaduto, cuja estetica e solidez nos causam agradabilissima imprensão" escreveu o jornalista do "Correio de São Paulo" no domingo 27 de junho de 1913. Seu relato da inauguração do novo viaduto tem o titulo "Um melhoramento importante". Ele fez um relato detalhado dos testes de estabilidade: "Primeiramente a passagem de uma pipa da Light de 27 tonelades" que casou uma flexa de 7,5 mm no arco central, quando podia attingir, sem perigo para a segurança e estabilidade, uma de 36 mm. "Depois realizou-se uma outra passagem de 10 carros da Light, de 12 toneladas cada um, carregando completamente o arco nas duas linhas da bonde. Como a primeira vez, os resultados foram esplendidos. A flexa foi apenas de 5 mm quando a construção garante uma de 40 mm."

Acressentou "As vigas são de uma homogeniedade de construção pouco vulgar. A perfeição da montagem nada deixa a desejar." 

 

Fotos: Marc Storms

Fontehttp://www.metalica.com.br/historia-do-aco-viaduto-santa-efigenia