Você está aqui

Vitrais da igreja Nossa Senhora de Fátima (Goiânia)

Location: 
Praça Santos Dumont 411, Goiânia - Goias
Igreja Nossa Senhora da Fátima - vitrais Van Doorne

O projeto da Igreja Nossa Senhora de Fátima em Goiânia foi encarregado em 1970 ao arquiteto paulista Siegbergt Zanettini, formado na USP. Zanettini utilizou o concreto armado aparente como contraponto a grandes vitrais verticais criando uma sequência de cheios e vazios que geram uma espécie de “pele” contínua, na sua fachada frontal. Esta solução tem por inspiração a Igreja Dom Bosco, de Brasília, projetada por Carlos Alberto Naves, em 1963.

os vitrais foram fabricados pela artista belga, Hubert Van Doorne

Nas outras superfícies de fechamento, no entanto, é adotada uma solução diferente, a partir de placas de concreto aparente, intercaladas por placas de vidro. O tratamento variado das superfícies de fechamento, como elementos autônomos, é reforçado no interior do edifício, pela introdução de um painel texturizado de concreto aparente e metal, que divide a nave da igreja dos aposentos posteriores, e da estrutura reticulada da cobertura, à vista.

Igreja Nossa Senhora da Fátima - vitrais Van Doorne

Igreja Nossa Senhora da Fátima - vitrais Van Doorne

Em 2014 os vitrais foram restaurados pela empresa Duda Badan. Ela informa que os vitrais tem a mesma idade dos vitrais Dom Bosco e foram fabricados pela mesmo artista o belga, Hubert Van Doorne.

Fontes:

Fotos: http://www.dudabadan.com.br