Você está aqui
Van Doorne, Hubert (1914 - )
Hubert Jozef Marguerite Van Doorne nasceu no dia 23 de fevereiro de 1914 na cidade de Sint-Amandsberg na Bélgica como filho do vidraceiro Achiel Van Doome, estabelecido em 9 Klokstraat em Gentbrugge. Pouco se sabe sobre Achiel. Em geral, pouca pesquisa foi feita sobre os vidraceiros de Gent, diz Rudy Van Elslande. Achiel trabalhou para mosteiros e igrejas na região de Gent e Antuérpia, entre outros. Além de sua obra neogótica, seu estilo de desenho combinava com o de Albert Servaes. Seu filho Hubert, também um vidraceiro, ajudou a fabricar esses vitrais e assumiu o estúdio de seu pai. Hubert estudou no Instituto Superior Técnico St.-Antonius.
Casou-se com Rosalia Simonna Halleux (Gent, 10/01/1919). O casal viveu no Botermarkt 6 na cidade de Gent antes de mudar-se para o Brasil. Não é conhecido o ano, nem a razão, da sua mudança para a cidade de São Paulo onde viveu no bairro de Itaim-Bibi.
Fez parte de um coletivo de artistas belgas radicados em São Paulo. Em março de 1968, juntamente com Paul Onclinx, Katelijne Servaes, Paul Charles van de Sande e Simon Tygel participou de uma exposição na Galeria KLM, na época situada na Avenida São Luís, 120, na cidade de São Paulo.
Provavelmente voltaram em 1982 para a Bélgica ou Luxemburgo.
Fonte: Arquivo Consulado da Bélgica em São Paulo
Fotos coloridas: Marc Storms
Foto preto-branco https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/06.015/1689