Você está aqui

Onclinx, Paul (1917 - 1980)

Social Media: 

Paul Onclinx nasceu no dia 10 de novembro de 1917 na cidade belga de Sint-Truiden e estudou arquitetura na Escola Saint-Luc em Liège. Por razões de saúde, pois sofria de asma, mudou-se, junto com a esposa Madelein Fieve Onclinx, para o Brasil em novembro de 1957. 

Ele começou a trabalhar como arquiteto para uma empresa italiana que atuava na construção da nova capital Brasília. Logo depois, em 1964, ele criou a sua própria empresa de arquitetura e construção, a Obrabel. Esta, construi bastante residências particulares, em diversas cidades no Brasil, especialmente na cidade de Itumbiara, perto de Brasília. A primeira residência do Consulado da Bélgica em São Paulo é de autoria de Paul. 

Paul era também pintor. Fez parte de um coletivo de artistas belgas radicados em São Paulo. Em março de 1968, juntamente com Hubert van Doorne, Katelijne Servaes, Paul Charles van de Sande e Simon Tygel participou de uma exposição na Galeria KLM, na época situada na Avenida São Luis, 120, na cidade de São Paulo. 

Faleceu no dia 7 de setembro de 1980 em São Paulo.

A sua esposa Madeleine Onclinx (15-05-1930 - São Paulo, 2017) trabalhou durante muitos anos num banco internacional, foi vice-presidente, presidente e conselheira da Câmara de Comércio Belgo-Luxemburguesa no Brasil e representante do Porto de Antuérpia em São Paulo.

Fonte: Entrevista com Madeleine Onclinx realizada por Marc Storms, no dia 05 de agosto de 2016.