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Carro Imperial Dom Pedro II

tipo de material: 
vagão de passageiros

Os deslocamentos do Imperador D. Pedro II, quando se locomova com a família ou inspecionava obras e inaugurava estações ferroviárias, eram feitos em carro especial.

A primeira notícia da existência de um deles data de 1862. Mas o que seria conhecido como "Carro Imperial" surgiu em 1886 e foi fabricado pela "S.A. Travaux Dyle et Bacalan" da Bélgica. Pesava 13.700 kilos, estava assentado sobre dois truques e dispunha de quatro compartimentos e dois gabinetes. O seu comprimento era 16,84 m, largura 2,50 m e altura 3,76 m.

O relatório da Estrada de 1888 assinala grandes reformas, com a redução do número de compartimentos a quatro. Assim, obteve um salão mais vasto, com cerca de quinze cadeiras e um toalete, bem ventilado e com bastante luz. A decoração conserva os móveis da época, como sofás, jarros usados para lavar as mãos e escarradeiras ao lado das poltronas.

Proclamada a República, as autoridades governamentais resolveram conservar o escudo do perído imperial, ao lado do novo símbolo republicano. Foi chamado de "Carro do Estado".

Em 1980, o Programa de Preservação do Patrimônio Histórico do Ministério dos Transportes - PRESERVE - tomou a decisão de restaurá-lo com as características as mais aproximadas do original. Atualmente, o vagão pode ser visto no Museu do Trem que fica na Rua Arquias Cordeiro, 1046, Engenho de Dentro em Rio de Janeiro. Segunda a sexta, das 10 às 15 horas, com entrada franca. Mais informações pelo tel. (21) 2233-7483.

Fonte:
(livro) Centro de Preservação da História Ferroviária do Rio de Janeiro. - Rio de Janeiro Engenho de Dentro: Preserve RFFSA, 1983.