Você está aqui

Locomotiva Saint-Léonard tipo Garrat

tipo de material: 
locomotiva

Escreve Alberto H. del Bianco: "Escondidas na região de Piracicaba, SP, por mais de 50 anos, existiram 2 pequenas locos Garratt com rodagem 0-4-0+0-4-0, aparentemente fabricadas pela firma Saint-Leonard, França, que puxavam cana para a Usina de Açúcar de Piracicaba / Porto Feliz. Elas foram fabricadas em 1927 e delas quase mais nada se sabe — nem sequer se ainda existem, enfiadas em algum galpão, enferrujando, ou se já foram vendidas como sucata e retalhadas pelo sempre maldito maçarico de corte. Se alguém souber algo, e assim puder jogar ou pouco de luz sobre esta incógnita, agradeceria muito".

Provavelmente o senhor del Bianca errou-se associando Saint-Leonard à França. Esta empresa é 100% belga. Mais informações em http://belgianclub.com.br/pt-br/creator/soci%C3%A9t%C3%A9-anonyme-saint-l%C3%A9onard-1836-1927

O livro "Brazilian articulated steam locomotives" por Eduardo José de Jesus Coelho confirma isto na pagina 38 e dá mais detalhes: "Existiram no Brasil, duas pequenas Garrat 0-4-0+0-4-0 (Saint-Leonard 2091 de 1927 e 2108 de 1928) de bitola métrica do padrão exportado com bastante sucesso pela firma Belga Société Anonime Saint-Leonard sob licença da Beyer Peacock e do próprio Gerbert Garrat. Os dois exemplares foram fornecidos para a Société des Sucrerie Brésiliennes, que possuia várias usinas de açúcar com pequenas linhas férreas industriais no Estado de São Paulo, em municípios como Lorena, Porto Feliz e Piracicaba. Estas duas Garrat de cerca de 9 metros de comprimento pesavam 26,5 toneladas, permitindo um peso por eixo máximo de apenas 7 toneladas e um esforço de tração de 4.800 kg. Todas as duas serviram provavelmente em mais de uma destas usinas durante a sua longa carreira mas acabaram reunidas na Sucrerie de Piracicaba, onde operaram até por volta de 1972". 

Uma locomotiva Garrat é uma locomotiva a vapor com 2 conjuntos de rodas motrizes — cada um com movimento lateral independente. É também chamdada, locomotiva articulada.

Fonte e Foto: http://vfco.brazilia.jor.br/vapor/Locomotiva.Garrat.Saint-Leonard.shtml