Você está aqui
Saint-Léonard (1836-1927)
A Saint-Léonard era um grande fabricante de locomotivas. A primeira locomotiva foi construída em 1840 e, em 1895, a 1.000e locomotiva saiu da fábrica.
Em 1927, a liquidação da empresa é declarada, na sequência de uma disputa sobre uma encomenda de seis locomotivas do tipo prussiano G10 E para as ferrovias Helênicas (na Grécia). A empresa fechou suas portas em 1932. Foram fabricadas no total 1.965 locomotivas a vapor.
O lista do material rodante da Estrada de Ferro Sorocabana demonstra que, em 10 de julho de 1882, a Sorocabana possuiu 8 locomotivas da fábrica de Saint-Leonard: 2 locomotivas com bogie para passageiros, 2 para cargas e 4 para cargas e lastro. Mais detalhes faltam.
O "Relatório do Ministério da Viação e Obras Públicas" de 1907 enumera na pagina 451 o material rodante da Estrada de Ferro de Alcobaça à Praia da Rainha, da concessionaria Companhia das Estradas de Ferro do Norte do Brasil: compõe-se de uma locomotiva belga de 25 toneladas, montada, e de outra, nas mesmas condições, quase pronta. O Relatório de 1911 menciona, na página 32, que essas duas locomotivas são do fabricante Société St. Leonard, Bélgica. Informação confirmada no "Relatório do Ministério da Viação e Obras Públicas" de 1912, página 243.
No Relatório do Ministério da Viação e Obras Públicas de 1910 encontramos na página 243 a prova que a Companhia de Estradas de Ferro do Norte do Brasil dispõe de duas locomotivas de 25 toneladas do fabricante Societé St. Leondard, Bélgica.