Você está aqui

Locomotiva Saint-Léonard tipo A.C. 1873

tipo de material: 
locomotiva
Estrada de Ferro: 

Em 1873, a empresa belga Saint-Léonard da cidade de Liège, vendeu 6 locomotivas a vapor par a “Chemin de Fer Ypanema à São Paulo”. Eram pequenas locomotivas do tipo “Tender” com bitola de 1 metro. Só dois anos depois, em 10 de julho de 1875, foi inaugurado o primeiro trecho da Estrada de Ferro Sorocabana que ligou Ypanema a São Paulo. Onde as locomotivas foram usadas antes da inauguração ainda deve ser pesquisado. Com certeza, não dentro o terreno da siderúrgica “Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema”, informou o pesquisador e historiador Dagoberto Mebius, pois, na época, a siderúrgica não possuia sistema de transporte de minério por ferrovias, interna ou externa.

O Relatório da Companhia Sorocabana do ano 1873 relata os detalhes do contrato (feito em Liège, aos 23 de janeiro de 1873 e em Londres aos 28 de janeiro de 1873): Entre a casa Euler Waeny & C°, no Rio de Janeiro, e a sociedade S. Leonardo, em Liège representada por seu director gerente, o Sr. Huberto Joseph Vaessen, foi convencionado que a S. Leonardo obriga-se a construir seis locomotivas, tenders simples, ... O preço de uma maquina simples, fixado em Anvers, é 46.000 francos, pelas seis maquinas 276.000 francos.

Fontes e imagens: