Cerca de 1866, chega a Sorocaba procedente da Húngria, Luís Matheus Maylasky. Nessa época Sorocaba e arredores vivia do “boom” do algodão, face a inúmeros problemas com outros fornecedores para as tecelagens inglesas, sendo o transporte inadequado e moroso até o porto de Santos. Maylasky tinha conhecimentos de mecânica e um espírito empreendedor e isso fazia um grande diferencial no conserto das máquinas de beneficiamento do algodão. Ficou muito conhecido e fez fortuna. Conhecido e respeitado na cidade, observou a dificuldade daquele transporte arcaico em carros de boi até o porto de escoamento do algodão. Reuniu-se com os produtores de algodão e propôs a criação de uma “estrada de ferro” que facilitasse o escoamento do algodão, por um meio mais rápido, mais seguro e menos custoso. Maylasky consegue então reunir, empresários, produtores e comerciantes, entre outros e que irão se simpatizar com a criação da Companhia Sorocabana de Estrada de Ferro de Ypanema a São Paulo em 2 de fevereiro de 1870 com um capital inicial de 1 200 contos de réis, e solicitam ao governo provincial a concessão de uma estrada de ferro que ligasse Sorocaba a São Paulo e daí em conexão com outras ferrovias pudessem entregar no porto de Santos a produção de algodão.
Havia no entanto um empecilho de concessão, pois um outro grupo de pessoas na cidade de Itu, havia solicitada uma concessão cuja área de atuação poderia ser prejudicada pela construção da Sorocabana. Os dois grupos interessados tentaram uma união das concessões, mas o que acabou não acontecendo. Nesse momento, dado o desinteresse do grupo da cidade de Itu, Maylasky, com o apoio do Cel. Joaquim de Souza Mursa, então diretor da Fábrica de Ferro de São João de Ypanema – uma siderúrgica pertencente ao Império, acrescenta a um novo pedido de concessão que além do algodão produzido nas lavouras de Sorocaba, o ferro produzido pela Fábrica de Ferro de Ypanema, também poderia ser transportado pela ferrovia e dessa forma criou-se a necessidade de levar os trilhos até a tal Fábrica de Ferro e seria denominada então Estrada de Ferro Ypanema a São Paulo. Em 1872, tem-se o início dos trabalhos com uma simbólica instalação do primeiro trilho, as margens do riacho do Supiriri, onde mais tarde será construída a estação de Sorocaba. No entanto o início da ligação dos trilhos com a Fábrica de Ferro Ypanema, só irá ocorrer entre 1876 e inaugurada em 1877.
Sobre o material rodante para a Companhia de Estrada de Ferro Sorocaba a São Paulo, a princípio serão seis locomotivas e seus respectivos tenders, segundo o Relatório da Sorocabana de 1873.
E a ferrovia somente será inaugurada em 10 de julho de 1875. Quando então será Companhia Sorocabana de Estrada de Ferro.
Texto escrito por Dagoberto Mebius.