Fundada em Londres (Inglaterra) em 1880, a The City of Santos Improvements & Company Ltd. (conhecida como a City) era destinada à exploração de serviços públicos em Santos.
Em 7 de maio de 1881, um decreto do Governo Imperial (assinado pelo ministro e secretário de Negócios e Agricultura, Comércio e Obras Públicas, Manoel Buarque de Macedo) autorizou a empresa a funcionar no Brasil.
Um mês depois, a empresa incorporou ao seu patrimônio a Companhia Melhoramentos de Santos (que em 21 de fevereiro de 1870 tinha contratado com a municipalidade a prestação de serviços de distribuição de água, iluminação a gás e transporte de passageiros e cargas sobre trilhos), passando a prestar esses serviços.
Adquiriu em março de 1908, a Ferro Carril Vicentina, passando a ter o monopólio do transporte urbano na orla santista. A City fez trafegar o primeiro bonde elétrico de Santos a São Vicente (via Matadouro) em 24/5/1909 (em Santos a 28/4/1909).
Os serviços de transportes coletivos em Santos e São Vicente foram mantidos pela City até 1951, quando Santos municipalizou o transporte através do Serviço Municipal de Transportes Coletivos (SMTC).