Você está aqui

Estrada de Ferro Central do Brasil

Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB) foi uma das principais ferrovias do Brasil, ligando as então províncias do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Quando da Proclamação da República, em 1889, a Estrada de Ferro D. Pedro II teve seu nome alterado para Estrada de Ferro Central do Brasil (mudança oficializada a 22 de novembro desse ano). Ainda assim, os trabalhos de ampliação continuaram.

Em 1890 incorporou a Companhia São Paulo e Rio de Janeiro, que ligava a capital paulista a Cachoeira Paulista.

Em 1895, os trilhos que seguiam por Minas Gerais chegaram a General Carneiro e se bifurcaram em direção a Belo Horizonte e Sete Lagoas. Já a cidade de São Paulo foi atingida em 1890, após a incorporação da Companhia São Paulo e Rio de Janeiro, que seguia de São Paulo até Cachoeira.

No decorrer do século XX, a Estrada de Ferro Central do Brasil continuou sendo ampliada, especialmente com a incorporação de ramais já existentes. Contudo, algumas das estradas de ferro encampadas eram deficitárias, prejudicando muitas vezes os lucros alcançados nas linhas principais.

O Diário Oficial de 5 de julho de 1925 informa nas páginas 14059-14060 o contrato com Soares de Sampaio & Comp., representantes da SA de Travaux Dyle & Bacalan, para o fornecimento de material rodante destinado a diversas estradas de ferro da União. Entre elas a Estrada de Ferro Central do Brasil. O contrato estipulou:

  • Bitola de 1m60: 10 carros de 1° classe / 10 carros de 2° classe / 2 carros expediente / 2 carros correio bagagem
  • Bitola de 1m00: 3 carros dormitórios, 1 carro restaurante, 10 carros de 1° classe

O mesmo já foi anunciodo na página 48 da revista "Chambre de Commerce Belge au Brésil", no número 1 – Décembre 1924 – Janvier 1925, com sede na Rua dos Ourives, 51 – 2ème étage – Rio de Janeiro. 

Em 1969 foi criada no âmbito da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) a 6ª Divisão Central, sucedendo à EFCB.

Fontehttps://pt.wikipedia.org/... 

Locomotivas ou vagões belgas usados nesta linha