Você está aqui

Van Tongel, Jan (1857 - 1920)

Van Tongel Jan
Social Media: 

Jan Van Tongel, nascido em Herentals, Bélgica, em 1857, entrou na abadia de Averbode e recebeu o nome religioso Vicente em 1876. Fez a profissão em 1878 e foi ordenado presbitero na mesma abadia aos 03 de junho de 1882. Ele era vice-prior da abadia e vice-diretor da Confraria de Nossa Senhora do Sagrado Coração. 

Os Premonstratenses Belgas receberam em 1894 uma carta do Núncio Apostólico, que lhes pediu que enviassem presbíteros para a América Latina. Depois de ter entrado em contato com o bispo de São Paulo, esse lhes ofereceu uma paróquia, onde se situava o santuário do Senhor Bom Jesus, na margem do rio Tietê.

Os cônegos Vicente Van Tongel e Rafael Goris se ofereceram para começar essa missão e partiram rumo ao Brasil em agosto de 1896. Em Pirapora encontraram uma igreja abandonada. Organizaram a instrução catequética e oferecerem serviços oas romeiros. O bispo de São Paulo solicitou que assumissem a direção do Seminário Menor Metropolitano, que foi transferido para Pirapora. Centenas de jovens recebiam ai sua formação e do seminário saíram muitos presbíteros, principalmente para as dioceses do Estado de São Paulo.

Ele sofria muito com sua saúde. Faleceu aos 11 de janeiro de 1920 no hospital Santa Catarina em São Paulo.

Em 1961 a Câmara Municipal de Pirapora do Bom Jesus batizou uma das vias públicas do centro da cidade com "Rua Côn. Vicente Van Tongel".

Fonte: 

  • O livro "Florilégio Premonstratense: Biografias de alguns premonstratenses que atuaram no Brasil nos anos de 1896 a 2006 / Godofredo Chantrain". - [2009] (p. 33-35)