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Baixo-relevo "O trabalho do aço" (Rio de Janeiro)
No lado externo do Aquário do Zoológico, no Parque da Boa Vista no Rio de Janeiro, está exposto o baixo-relevo "O trabalho do Aço", obra do artiste belga Jules Lagae moldado pela "Compagnie des Bronze de Bruxelles". Esta obra de arte foi oferecida pelo Governo Belga à cidade do Rio de Janeiro em 7 de setembro de 1922. O bronze mede cerca de 3m70 de largura por 2m00 de altura.
O arquivo do Ministério belga das Relações Exteriores em Bruxelas possui uma carta de 24/6/1922 à Monsieur Ch. Symon, Envoyé Extraordinaire et Ministre plénipotentiaire, Chef de la Section d’Amerique au Ministère des Affaires Etrangères, Bruxelles sobre a Exposição no Rio de Janeiro e a doação de um bronze à municipalidade de Rio: "... visite à M. Lagae, afin de pouvoir admirer les bas-reliefs dont l’exécution a été confiée à cet artiste... ...À la Compagnie des Bronzes, 27, rue Ransfort, à Molenbeek, où a été coulé en bronze le bas-relief principal, qui sera offert à la Municipalité de Rio".
Em 7 de setembro de 1922 foi inaugurada no Rio de Janeiro, na época capital do Brasil, Exposição Internacional do Centenário da Independência. Inicialmente deveria ser uma exposição nacional, mas vários países mostraram interesse em participar e, ao se tornar internacional, em outubro de 1921, recebeu a adesão de 14 nações estrangeiras, inclusive a Bélgica. Além dos pavilhões dos países convidados e dos expositores de todos os estados da Federação Brasileira, a exposição contou com os seguintes pavilhões: Pavilhão da Administração; Pavilhão de Alimentação; Pavilhão da Estatística; Pavilhão de Festas; Pavilhão de Agricultura e Viação; Pavilhão das Pequenas Indústrias; Pavilhão das Grandes Indústrias; Pavilhão de Caça e Pesca; Pavilhão da Cervejaria Antarctica; Pavilhão da Cervejaria Brahma; Pavilhão de Honra de Portugal.
Fontes:
- Caixa 342/836 Ministère des Affaires étrangères de Bruxelles
- http://historiasemonumentos.blogspot.com.br/2014/11/exposicao-internacio...
- http://www.opale-opaal.be/arthur-verhelle-2/
Pesquisa, texto e fotos: Marc Storms, julho de 2016