Você está aqui
Balcões de ferro forjado do Museu das Minas e do Metal Gerdau (Belo Horizonte)

O edifício que abriga o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é conhecido como Prédio Rosa. Foi inaugurado em 12 de dezembro de 1897, juntamente com a capital mineira e a Praça da Liberdade. O edifício foi projetado para ser a Secretaria do Interior. Em 1930 passou a abrigar a Secretaria de Educação até a década de 90, quando incorporou também o Centro de Referência do Professor e o Museu da Escola. Com a transferência das Secretarias do Governo do Estado para a Cidade Administrativa, o prédio passou então a abrigar o Museu, inaugurado em março e aberto ao público em junho de 2010.
Projetado pelo engenheiro pernambucano José de Magalhães, seguiu as tendências do estilo eclético oficial, com presença de elementos neoclássicos do Segundo Império Francês. O espaço possui uma área de 6.000 m2 e faz parte do conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), em 1977.
Uma pesquisa recente no Arquivo Público de Belo Horizonte, revelou que os balcões na fachada do edifício vieram da Bélgica. Isto pode ser comprovado pela fatura, com data 31 de março de 1897, da "Société Anonyme des Ateliers de Constructions, Forges e Aciéries de Bruges" para a "Comissão de Construção da Nova Capital de Belo Horizonte" para "2 balcões de ferro forjado para a Secretaria do Interior Encomenda No 38 de 11 de dezembro 1896. Mercadoria vinda pelo vapor a 200 francos cada um."
Esta fatura encontra-se nos documentos da subsérie de número AI.01.02.02.144 - sob o título de "Material metálico importado (balcões, calhas, zinco, ferragens para coberturas e revestimentos) para obras de acabamento do Palácio Presidencial e para as Secretarias do Interior, da Agricultura e das Finanças. Bruges (Bélgica) e Rio de Janeiro 1896.10.15 - 1897.07.27".
Pesquisa e fotos: Marc Storms, julho 2015