Você está aqui

Escadaria Museu das Minas e do Metal Gerdau (Belo Horizonte)

Location: 
Praça da Liberdade, Belo Horizonte - Minas Gerais
Belo Horizonte Antiga Secretaria da Educação Escadaria
Data de inauguração: 
domingo, 12 Dezembro, 1897
Tombado: 
sim

O edifício que abriga o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é conhecido como Prédio Rosa. Foi inaugurado em 12 de dezembro de 1897, juntamente com a capital mineira e a Praça da Liberdade. O edifício foi projetado para ser a Secretaria do Interior. Em 1930 passou a abrigar a Secretaria de Educação até a década de 90, quando incorporou também o Centro de Referência do Professor e o Museu da Escola. Com a transferência das Secretarias do Governo do Estado para a Cidade Administrativa, o prédio passou então a abrigar o Museu, inaugurado em março e aberto ao público em junho de 2010.

Projetado pelo engenheiro pernambucano José de Magalhães, seguiu as tendências do estilo eclético oficial, com presença de elementos neoclássicos do Segundo Império Francês. O espaço possui uma área de 6.000 m2 e faz parte do conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), em 1977.

SecretariaInteriorEscadaria BH

"Durante décadas acreditou-se que a escadaria, assim como a estrutura de encaixes e o guarda-corpo tivesse sido presente do Rei Alberto I da Bélgica, produzido em Bruxelas." informa o site do http://www.mmgerdau.org.br/explore-o-museu/o-predio-rosa/. Pouco estranho, porque o Rei só visitou Belo Horizonte em 1920 e o prédio foi inaugurado em 1897.

Durante a sua restauração, o restaurador Joerg Ammann descobrou uma  placa no primeiro degrau da escadaria com as informações "Eisenwerk Joly. Wittenberg - D. R. Patent" (Deutsches Reich). Trata-se de uma obra de arte em ferro fundido fabricada na fabrica do engheneiro Hubert Joly.

Uma pesquisa recente no Arquivo Público de Belo Horizonte revelou uma nota com data 28 de julho de 1897 da Comissão de Construção da Nova Capital de Belo Horizonte para realizar o pagamento à "Société Anonyme des Ateliers de Constructions, Forges e Aciéries de Bruges" de 10% do valor total de 26750 marcos "Pela seguinte montagem feita de acordo com o officio N62 - 1 escada para a Secretaria do Interior".

Esta nota encontra-se nos documentos da subsérie de número AI.01.02.02.143 "Escadarias para o Palácio Presidencial e para as Secretaris do Interior, da Agricultura e das Finanças. Bruges e Rio de Janeiro 1896.12.10 - 1897.07.28" que contem 9 itens de comprovantes de despesas.

Por isto podemos concluir que a escadaria foi encomendada na Bélgica e fabricada na Alemanha. Ainda falta conhecimento sobre a relação entre a "Société Anonyme des Ateliers de Constructions, Forges e Aciéries de Bruges" e a "Eisenwerk Joly". O fato que a "Société Anonyme" e o resultado da fusão entre a fundição De Jaegher e a fundição Feldhaus, a última de origem alemão, pode esclarecer esta relação.

Pesquisa: Marc Storms, julho 2015

Fotos: site MM Gerdau