Você está aqui
Teto de ferro do Museu das Minas e do Metal Gerdau (Belo Horizonte)

O edifício que abriga o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é conhecido como Prédio Rosa. Foi inaugurado em 12 de dezembro de 1897, juntamente com a capital mineira e a Praça da Liberdade. O edifício foi projetado para ser a Secretaria do Interior. Em 1930 passou a abrigar a Secretaria de Educação até a década de 90, quando incorporou também o Centro de Referência do Professor e o Museu da Escola. Com a transferência das Secretarias do Governo do Estado para a Cidade Administrativa, o prédio passou então a abrigar o Museu, inaugurado em março e aberto ao público em junho de 2010.
Projetado pelo engenheiro pernambucano José de Magalhães, seguiu as tendências do estilo eclético oficial, com presença de elementos neoclássicos do Segundo Império Francês. O espaço possui uma área de 6.000 m2 e faz parte do conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), em 1977.
Uma pesquisa recente no Arquivo Público de Belo Horizonte, revelou que o teto vier da Bélgica. Isto pode ser comprovado pela fatura, com data 15 de outubro de 1897 , da "Société Anonyme des Ateliers de Constructions, Forges e Aciéries de Bruges" para a "Comissão de Construção da Nova Capital de Belo Horizonte" para "Un plafond pour le Salon de la Secretaria de l'Interieur" com valor de 23.075 francos."
Esta fatura encontra-se nos documentos da subsérie de número AI.01.02.02.145 - sob o título de "Coberturas e tetos do Palácio Presidencial e para as Secretarias do Interior, da Agricultura e das Finanças. Bruges (Bélgica) e Rio de Janeiro 1896.10.15 - 1897.07.27".
O Arquivo Público da cidade de Bruges (Bélgica) nós enviou uma foto não datada da montagem de "Poutres système "Joly" pour le Plafond du Salon pour le Ministère de l'Interieur à Bello-Horzionte" na "SA des Ateliers de Constructions, Forges e Aciéries de Bruges". As vigas são muitos parecidas com estas montadas na entrada do atual Museu das Minas e do Metal e seguem o estilo e a estrutura das escadarias que a a "Société Anonyme" encomendou na fabrica "Eisenwerk Joly" em Wittenberg (Alemanha).
Por isto podemos concluir que as vigas foram encomendadas na Bélgica e fabricadas na Alemanha. Em diferença com as encomendas das escadarias, a fatura das vigas é feita na moeda francos (belgas) e não em marcos (alemães). Também falta conhecimento sobre a relação entre a "Société Anonyme" e a "Eisenwerk Joly". O fato que a "Société Anonyme" e o resultado da fusão entre a fundição De Jaegher e a fundição Feldhaus, a última de origem alemão, pode esclarecer esta relação.
Pesquisa e fotos: Marc Storms, julho 2015