Pela manhã, em horários diferentes, o rei e a rainha voltaram a Copacabana onde tomaram um banho de mar. O rei, depois, passeou pelo bairro. Almoçaram no Guanabara "Crevettes aux chuchu, côtes de veau belle jardinière, asperges sauce vinaigrette, omelette soufflée, fruits du pais e desserts".
À tarde, o rei Albert, a cavalo, passou em revista a guarnição do Rio de Janeiro, indo depois ao encontro com da rainha Elisabeth e do presidente Epitácio Pessoa. Foi realizada uma parada militar passando na Quinta da Boa Vista e no campo de São Cristóvão. O rei foi aclamado pela multidão que assistia ao cortejo. Enquanto isso a banda militar tocava marchas belgas entre as quais a do "2° Carabineiros".
(Revista Careta 641 - 1920)
À noite, fizeram um excursão ao Corcovado com o presidente Pessoa e sua esposa, Carlos Sampaio, prefeito com sua família, ministro Barros Moreira, e os belgas acompanhantes dos reis: o coronel A. Tilkens, o conde Guy d'Oultremont, a condessa Ghislaine de Caramam-Chimay, o major J. Dujardin, o médico Prof. Dr. P. Nolf, e representantes da imprensa.
O Paiz, 23 de setembro de 1920
Livro "Visita da família real belga ao Brasil, 1920. - São Paulo: FAAP, 2010.
