Os reis belgas e a comitiva real, entre outros, o presidente da República, a condessa de Chimay, o coronel Tilkens, o conde d'Oultremont, e jornalistas belgas, foram para Teresópolis. Seguiram às 9 horas no vapor Presidente até o porto e a estação da Piedade, onde passaram para um trem especial da Estrada de Ferro Therezópolis.
Por volta do meio-dia, as 12:35, chegaram a Teresópolis. Foram recebidos por duas bandas de música e por os alunos do grupo escolar Euclides da Cunha. Almoçaram no bosque da Caixa d'Água, no Alto Teresópolis, e depois visitaram de carro, passando pela estrada de rodagem que margeia o rio Paquequer Pequeno, o salto do Imbui e o bosque da residência do comendador Gonçalo de Castro.
Jantaram na Villa Slopper, onde o casal real ficou hospedado, e foram saudados com um show de fogos de artifício nas proximidades da mesma vila, "havendo grande massa popular".
(Revista Careta 642)
O Paiz, 29 de setembro de 1920
Livro "Visita da família real belga ao Brasil, 1920. - São Paulo: FAAP, 2010.