Você está aqui
Mosteiro de São Bento (São Paulo) - Estátua de Sant'Ana
Adrian Henri Vital Van Emelen (Lovaina, 10 de outubro de 1868 — São Paulo, 27 de julho de 1943), foi um escultor e pintor belga que se radicou no Brasil em 1920. Adrien Henri estudou com Constantin Meunier em Lovaina. Projetou principalmente figuras de terracota e medalhões de retratos. Seu irmão Jacques já vivia no Mosteiro de São Bento em São Paulo com o outro irmão D. Amaro Van Emelen.
O Mosteiro de São Bento
Localizado no Largo do São Bento, no centro de São Paulo, o Mosteiro de São Bento forma um conjunto com o Colégio de São Bento, Faculdade de São Bento e a Basílica Abacial de Nossa Senhora de Assunção. A construção do prédio atual data de 1910.
Projetado pelo arquiteto alemão Richard Bernd e inspirada na tradição eclética germânica, a decoração interna do Mosteiro de São bento segue o estilo beuronense e foi de responsabilidade de beneditinos. Na década de 20, a Basílica foi consagrada e foram instalados os sinos e o relógio do mosteiro, tido como o mais preciso de São Paulo. O local hospedou o papa emérito Bento XVI em sua visita ao Brasil em 2007.
Estátua de Sant'Ana
No Mosteiro de São Bento, Van Emelen criou a estátua de Sant'Ana localizada na nave direita. Sant'Ana ou Anna foi a mãe de Maria e avó de Jesus Cristo. Na escultura de Van Emelen figuram as 02. Sant'Ana tem um vestido bem simples em core azul clara e a Maria não parece uma menina mais um adulto em tamanho reduzido como era o costume na arte gótica.
Lá Van Emelen realizou também as 12 esculturas representando os apóstolos, a estatua de Santa Gertrudis e a Pietà.
Fotos: Marc Storms, agosto de 2015