Você está aqui

Mosteiro de São Bento (São Paulo) - Pietà

Location: 
Largo de São Bento, São Paulo - São Paulo
São Paulo São Bento Pieta van Emelen

Adrian Henri Vital Van Emelen (Lovaina, 10 de outubro de 1868 — São Paulo, 27 de julho de 1943), foi um escultor e pintor belga que se radicou no Brasil em 1920. Adrien Henri estudou com Constantin Meunier em Lovaina. Projetou principalmente figuras de terracota e medalhões de retratos. Seu irmão Jacques já vivia no Mosteiro de São Bento em São Paulo com o outro irmão D. Amaro Van Emelen.

O Mosteiro de São Bento

Localizado no Largo do São Bento, no centro de São Paulo, o Mosteiro de São Bento forma um conjunto com o Colégio de São Bento, Faculdade de São Bento e a Basílica Abacial de Nossa Senhora de Assunção. A construção do prédio atual data de 1910.

Projetado pelo arquiteto alemão Richard Bernd e inspirada na tradição eclética germânica, a decoração interna do Mosteiro de São bento segue o estilo beuronense e foi de responsabilidade de beneditinos. Na década de 20, a Basílica foi consagrada e foram instalados os sinos e o relógio do mosteiro, tido como o mais preciso de São Paulo. O local hospedou o papa emérito Bento XVI em sua visita ao Brasil em 2007.

A Pietà

Pieta by van Emelen

No Mosteiro de São Bento, van Emelen esculptou a Pietà, colocada na capela lateral na direita.

A Pietà é feito em estuque, uma massa pesada. A peça pesa cerca de 150 kg. Dentro é oca, uma estrutura foi montada para aglomerar massa e na parte final foi aplicado um geso mais fino. Esta é a melhor obra de van Emelen na Igreja, na avaliação do restaurador João Rossi. Ela não tem dramática, mais piedade e tranquilidade. A linha de pensamento pode ser gótica, não a linha escultural. Mais tem nada a ver com o baroco. A figura central é a virgem. Ela domina o espaço. O Cristo é muito bem escultado, é uma lição em anatomia. Observe os grupos musculares nos braços e pernas. Foram feitas 02 intervenções no rosto do Cristo, entre elas a mudança da cor do rosto. Agora é mais pálido, mais a cor da morte.

Pieta by van Emelen

Lá van Emelen realizou também as estatutas de Sant'Ana e de Santa Gertrudis e os 12 esculturas representando os apóstolos. 

Fontes: 

Entrevista no dia 26 de agosto de 2015 do restaurador João Rossi para Marc Storms

http://www.prodam.sp.gov.br/pal_ind/pl4.htm

Fotos: Marc Storms, agosto de 2015