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Van Emelen, Adrien Henri Vital (1868 - 1943)
Pinturas & Esculturas
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Adrien Henri Vital Van Emelen (Lovaina (Bélgica), 10 de outubro de 1868 — São Paulo, 27 de julho de 1943) é filho de Léon Van Emelen (Bekkevoort, 1829 - Lovaina, 1900).
Adrien, frequentou a mesma instituição onde seu pai estudou, a Escola de Belas Artes de sua cidade natal. Foi ainda discípulo do escultor e pintor belga Constantin Meunier(1831 - 1905), e, assim com o mestre, Van Emelen praticaria tanto a escultura quanto a pintura. Em 1892, foi recomendado por Meunier para estudar com seu colega Auguste Rodin (1840 - 1914) em Paris. No entanto, a efetiva presença de Van Emelen no ateliê do escultor francês ainda está por ser pesquisada. A sua carta de apresentação ao diretor do Museu Paulista, confirma que ele estudou escultura em Paris e foi um dos discípulos do Rodin.
Adrien Van Emelen participou na Bélgica em 1884, 1894 e 1897 nas competições preliminares do Prêmio de Roma para a escultura. Ali exibiu suas esculturas no “Salon triennal de Bruxelles” em 1893 e 1903 e na “Exposição Universal des Beaux-Arts” em Antuérpia no ano 1894. A partir de 1896, Adrien foi professor de desenho em diversos Athénée Royal, entre outros em Hasselt, Antuérpia e Mechelen.
Em geral, na Bélgica, ele criou figuras de terracota e bronze. A Galeria Engelen - Marx em Lovaina e a Galeria Filip Kesteloot ainda têm uma coleção de mineiros, vendedores e trabalhadores de campo que medem entre 35 e 50 cm. Parentes de Adrien na Bélgica possuem figuras religiosas.
Dom Amaro, seu irmão mais velho Jacques, morava no Mosteiro de São Bento em São Paulo, onde era reitor do Colégio de São Bento. É bem possível que Jacques tenha lhe falado sobre os planos do Dom Miguel Kruse, o então abade, para construir uma nova basílica.
Logo depois da invasão do exército alemão, em agosto de 1914, à Bélgica, a cidade de Lovaina foi incendiada e a casa da família Van Emelen destruída. É sabido que Van Emelen exiliou-se para o País de Gales durante a Primeira Guerra Mundial.
Logo depois do fim da Primeira Guerra Mundial, em 23 de agosto de 1920, Adrien chegou ao Brasil com dois filhos. A sua mulher e as quatro filhas chegaram no fim do mesmo ano. Essa mudança deveu-se ao convite de Dom Kruse, abade do mosteiro de São Bento, empenhado em dotar ao mosteiro obras de arte para valorizá-lo, à procura de artistas de reconhecida competência.
Por intermédio de Ramos de Azevedo (1851 - 1928) instalaram-se no Palácio das Industrias em São Paulo diversos artistas como Oreste Mantovani, Nicola Rollo, Victor Brecheret, Rigoletto Mattei e também Van Emelen. Ele possuía como auxiliares Rollo, Humberto Cozzo e, depois, Bruno Giacobbe. Van Emelen executou lá, a partir de 1920, diversas esculturas.
Como escultor, Adrien van Emelen é autor de obras importantes e de acesso público em São Paulo. Para o Mosteiro de São Bento realizou a Pietá, os Doze Apóstolos e as estátuas Santa Ana e Santa Gertrudes; para o Museu Paulista, as figuras dos bandeirantes Manoel Preto e Francisco de Brito Peixoto; para o Hospital Santa Catarina, a estátua da Santa Catarina; para a Bolsa do Café em Santos (atual Museu do Café), quatro esculturas representando a Agricultura, o Comércio, a Indústria e a Navegação e na cidade de Pindamonhangaba, o busto do Dr. Francisco Inácio Marcondes Homem de Mello.
Como pintor, van Emelen foi autor de pinturas históricas por encomenda e prolífico na produção de retratos de tipos populares e também de paisagens.
Por encomenda do diretor do, Affonso Taunay, Van Emelen pintou a “Cena Porto de Santos - Jantar do Porto de Santos” (IC 19267) e “Tropeiros à Beira da Estrada” (IC 19263), “Rancho na Estrada de Sorocaba” (IC 19418), “Velhas arcadas da Faculdade de Direito da USP” (IC 19014), “Centenário de Porto Feliz” (sem data) e “Caboclos do Sertão do Tietê” (1930). No acervo do museu encontram-se também três estudos de vasos e um “Detalhe da escadaria do Museu Paulista, com estudos de vasos exibidos na exposição “Coleções em Diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo”. Em 2010 o Museu Paulista recebeu uma doação de 34 pinturas de Van Emelen da Coleção Elisiário Dupas, doada à instituição por sua filha, Juacy Aparecida Trindade Dupas. As pinturas e suas molduras foram restauradas em 2013.
O Museu Afro Brasil, em São Paulo, expõe três óleos sobre madeira e um óleo sobre metal não tituladas de autoria do Ad. H. van Emelen.
Van Emelen aparece na coleção da Pinacoteca do Estado de São Paulo. No catálogo de 1954, na seção “Obras não expostas - pintura” aparecem quatro títulos “Paisagem”, “Academia de Direito - S. Paulo”, “Cabeça de preto” e “Preta fumando”. O catálogo de 1960 contém as mesmas pinturas com indicação que a obra “Paisagem” foi cedida por empréstimo no Palácio do Governo. O livro “Pinacoteca do Estado: Catálogo Geral de Obras” (Imprensa Oficial do Estado IMESP 1988) só contem uma referencia a H. Van Emelen com a pintura “Academia de Direito” (óleo s/ madeira de 35,5 x 24,2 cm tombo 1376).
Há também um retrato em tinta a óleo sobre tela de sua autoria no Seminário de Pirapora do Bom Jesus (SP). Foi pintado em 1927 e representa o Dom Alderico Albrechts. O Seminário foi fundado em 1897 pela Abadia de Averbode (Bélgica).
Os parentes do artista possuíam grandes coleções de pinturas de Van Emelen. Regularmente obras do artista aparecem nas casas de leilão online.
(a paleta do pintor Ad. H. van Emelen)
Adrien faleceu no dia 27 de julho de 1943 em São Paulo e deixou sua mulher Maria Valentina Stockmans (Hoegaarden 12 de Maio de 1869 - 16 de Abril de 1957) com seus filhos: Marie Henriete Celane, casada com Raul Sartorio; Marie Gislaine Alphonse Catherine casada com Bogaert; Jean François Elie, casado com Olydia Lobato; Maria Nelly Suzanna Leonia, casada com José Maurício Putzeys; Georges Corneille Léon Joseph; Pierre van Emelen, casado com Maria Otilia Giudice e Marie Louse Margherite Helène casada com Nicolau Giudice.
Pesquisa:
Marc Storms, autor do o riquíssimo ilustrado livro "Ad. H. van Emelen: A trajetória de um artista belga em São Paulo".
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