Você está aqui

Coreto do Parque - Parque das Águas (Caxambu)

Location: 
Rua João Carlos 100 , Caxambu - Minas Gerais
Caxambu Correto
Tombado: 
sim

Caxambu coreto do parque belgaRicamente ornamentado, o Coreto é o lugar ideal para contemplar as belezas do Parque das Águas de Caxambu em Minas Gerais. Segundo os arquivos do IEPHA/MG, a construção é datada da segunda década do século XX. O projeto “Kiosque à Musique” é de elaboração belga, da empresa "Societé Anonyme des Aciéries D’Angleur" com número 19309 como consta na planta da fachada.

Coreto Caxambu Construção BelgaA cobertura do Coreto tem forma bulbóide e nota-se, em sua composição, aspectos formais de inspiração oriental. Como os demais pavilhões, apresenta forro trabalhado, frisos e grades ornamentais em ferro com arabescos de folhas e flores estilizadas e entrelaçadas. O piso é cimentado sobre laje estruturada em perfis metálicos que cobre um porão alto que, atualmente, é usado como depósito.

Escreveu Jason Barroso Santa Rosa, durante os anos de 1996 e 1997 arquiteto do IEPHA/MG responsável pelo trabalho de pesquisa e elaboração do processo técnico de tombamento que resultou na proteção:

"O coreto da Praça 16 de Setembro e o coreto e pavilhões das fontes D. Leopoldina, Duque de Saxe e Beleza do Conjunto Paisagístico e Arquitetônico do Parque das Águas formam um grupo representativo da arquitetura em ferro produzida no final do século XIX e início do século XX. A eficácia comprovada dessas estruturas, a durabilidade dos materiais empregados e, em alguns casos, as qualidades estéticas, justificam sua importância na evolução dos meios construtivos utilizados na arquitetura. Os exemplares aqui analisados integram não somente o patrimônio arquitetural da cidade, do estado ou do país, mas, dada a sua raridade, constituem parte da história própria da arquitetura universal, como remanescentes de uma arqueologia industrial. A preservação desse significativo acervo revela-se e impõe-se de maneira incontestável e imprescindível."

Infelizmente, como demostram as fotos, o estado atual do coreto está muito ruim. Falta manutenção, vai ser necessário uma boa restauração. Por que ninguem retira o nino do pasarinho? 

Coreto Caxambu Construção BelgaCoreto Caxambu Construção Belga

 

Fontes

 

 

Fotos: Marc Storms, janeiro 2015