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Fonte Duque de Saxe - Parque das Águas (Caxambu)
A Fonte Duque de Saxe foi captada em 1890. De todos os quiosques metálicos do parque é o que apresenta maior sobriedade de ornamentação e cores. Seu teto é pintado de rosa e sustentado por pilastres. A origem do nome é um homenagem ao marido de D. Leopoldina (genro do Imperador)
O projeto original do pavilhão da fonte Duque de Saxe do Parque das Águas, mostra a planta e a fachada do “Pavillon pour la 7me. Source”, com carimbo da “Societé Anonyme des Aciéries D’Angleur” “Tilleur – Belgique”, datado de 28.02.1913 e está arquivado no IEPHA.
As construções de ferro do Parque das Águas de Caxambú chamam a atenção pela decoração com motivos vegetais de suas colunas e do teto. Aqui, como também nas cornucópias do vitral do palácio das termas, de 1912, pode-se ver a continuidade de antigas imagens relacionadas com a saúde e expressas na iconografia de Hygienia.
Motivos mais claramente denotadores de modernidade no contexto da Belle Époque podem ser encontrados no coreto, um dos mais relevantes exemplos do gênero no Brasil.
Os estudos culturais das relações entre a Bélgica e o Brasil salientam o significado da presença de brasileiros em Bruxelas pela passagem do século. Entre muitos outros, cumpre lembrar que ali atuou, como encarregado de Negócios, por ocasião da exposição de Liège, o diplomata Rafael de Mayrinck (1874-1931), sobrinho do Conselheiro Francisco de Paula Mayrink (1839-1907), responsável desde 1890 pela empresa de águas de Caxambu e hoje ali perpetuado na designação de uma fonte.
Escreveu Jason Barroso Santa Rosa, durante os anos de 1996 e 1997 arquiteto do IEPHA/MG responsável pelo trabalho de pesquisa e elaboração do processo técnico de tombamento que resultou na proteção:
"A crescente urbanização e a importação de costumes europeus evidenciaram uma mudança na vida brasileira, recém saída de uma realidade colonial, onde o convívio social ocorria geralmente por ocasião de eventos de caráter religioso. Nesta época, então, surgiram novos programas urbanos e se multiplicaram os espaços e serviços públicos, com abertura de praças, passeios e jardins públicos, proporcionando, assim, o embelezamento das cidades.
Os equipamentos públicos eram insuficientes para atender ao crescimento da demanda por modernização, e nesse sentido, a utilização do ferro importado passou a ser uma constante na construção do mobiliário urbano. Os governos municipais e estaduais estavam sempre envolvidos no patrocínio da importação desses produtos pré-fabricados em ferro.
Os pequenos pavilhões e coretos foram tão bem assimilados e tantos foram importados, que se constituíram nas peças mais populares e decorativas do mobiliário urbano.
Em Caxambu, estruturas semelhantes às dos coretos foram utilizadas para cobrirem as fontes públicas de águas minerais. Os coretos e pavilhões em ferro existentes no Parque das Águas e na Praça 16 de Setembro possuem partido quase circular, com planta e cobertura facetadas de forma octogonal. No caso dos pavilhões, como por exemplo, os das fontes Duque de Saxe e Beleza, os guarda-corpos, em ferro ornamentado, não foram colocados contornando as estruturas, como indicam os projetos originais dos mesmos, mas sim, guarnecendo internamente as bicas das fontes. De uma maneira geral, o ornamento nos coretos, aparecem de forma eclética e expressando todas as possibilidades decorativas do ferro fundido e forjado.
O coreto da Praça 16 de Setembro e o coreto e pavilhões das fontes D. Leopoldina, Duque de Saxe e Beleza do Conjunto Paisagístico e Arquitetônico do Parque das Águas formam um grupo representativo da arquitetura em ferro produzida no final do século XIX e início do século XX. A eficácia comprovada dessas estruturas, a durabilidade dos materiais empregados e, em alguns casos, as qualidades estéticas, justificam sua importância na evolução dos meios construtivos utilizados na arquitetura. Os exemplares aqui analisados integram não somente o patrimônio arquitetural da cidade, do estado ou do país, mas, dada a sua raridade, constituem parte da história própria da arquitetura universal, como remanescentes de uma arqueologia industrial. A preservação desse significativo acervo revela-se e impõe-se de maneira incontestável e imprescindível."
Fotos: Marc Storms, janeiro 2015
Fontes:
- email de Jason Barroso Santa Rosa de 12 de julho de 2015
- http://revista.brasil-europa.eu/145/Vittel-Caxambu.html