Você está aqui
Ateliers de Construction, Forges et Aciéries de Bruges - La Brugeoise
La Brugeoise surgiu a partir da iniciativa de Joseph Franciscus Maria De Jaegher (1818-1888) que, aproximadamente em 1851 tinha uma loja de ferragens na "Burg" em Bruges.
Em 1855, esta loja é ampliada para a fundição "Ateliers J. Jaegher", localizada no Raamstraat e, antes do final do século, era uma das maiores empresas de metal na Bélgica.
Em 1891, a fundição fusionou com uma empresa-irmã da vizinha Gieterijstraat "Usines Ferdinand Feldhaus" e funciona sob o nome de "Société Anonyme Ateliers de Construction Forges et Aciéries de Bruges".
Em 1895, Joseph François Charles, filho de Joseph Franciscus Maria, mudou se para o Brasil, aonde era representante e gerente. O engenheiro Joseph François Charles De Jaegher, era ativo na construção da nova cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais.
Por volta da virada do século, a usina procurou um local maior fora do centro da cidade. É escolhido o local próximo ao canal Gent-Oostende, onde já havia planos para uma ferrovia moderna.
Já em 1905, tanto o escritório e a oficina estão construídos. A planta floresce sob o nome de "La Brugeoise SA" e emprega 1.500 funcionários. O hall de usina foi construído em 1912 conforme o tímpano de uma janela inferior da fachada.
Em 1913 acontece uma nova fusão com a "Parmentier, Nicaise e Delcuve" de La Louvière, Bélgica. Durante a Primeira Guerra Mundial, a empresa está envolvida na fabricação de automóveis alemão e, ao final da guerra, tanto as máquinas e o edifício foram muito danificados. Durante a reconstrução a empresa concorreu missões importantes e também adquire uma importante fama internacional, principalmente na construção de material ferroviário.
Em 1956 e 1977, seguido por duas fusões e desde 1991, a empresa é uma divisão da Bombardier Eurorail.
Os edifícios foram protegidos em 1999 como monumento.
Em 2010, o site foi configurado como um local de eventos, graças à sua localização estratégica e seu caráter único. É um patrimônio industrial, idealmente localizado para a organização de eventos culturais, seminários, incentivos, formação de equipe e outros eventos.
Fontes:
Foto colorida: Marc Storms, novembro 2014
Imagens:
- Publicidade no jornal "A Capital" de 03 de março de 1896
- Scripocollections