Você está aqui
Edifício Grupo Escolar de Avaré

O Grupo Escolar de Avaré foi criado por decreto de 1901, e instalado, em 8 de junho de 1907.O responsável pela organização foi o inspetor professor José Carneiro da Silva.
Segundo o Anuário do Ensino do Estado de São Paulo de 1907/08, esse grupo escolar ocupava vastíssima área em um dos pontos elevados da cidade, oferecendo ao observador uma vista agradável resultado de uma grande obra arquitetônica. Seu prédio fez parte de um projeto , elaborado engenheiro-arquiteto belga José Van Humbeeck implantado em 5 municípios, sendo este o único com fachada diferente. O projeto é localizado em um lote com duas esquinas, tem dois pavimentos sobre porão, fachada neoclássica, dez salas de aula e galpão ao fundo, com sanitários. Divisórias de madeira entre as classes permetiam a transformação do espaço para outro uso.
Exemplar de uma das tipologias de edificação escolar implantadas durante a Primeira República pelo Governo do Estado de São Paulo, como parte da política pública de amplos investimentos feitos para promover a educação básica da população, ministrada fundamentalmente nos Grupos Escolares, e a formação adequada de professores, nas Escolas Normais. As construções resultaram de projetos e obras realizadas pelo Departamento de Obras Públicas (DOP), estrutura ligada à Secretaria da Agricultura responsável por criar e manter a infra-estrutura paulista.
Fonte:
- Margarida Cintra Gordinho "Patrimônio escolar: uma saga republicana"