Você está aqui

Edifício Grupo Escolar de Bebedouro

Location: 
rua Siqueira Campos 132, Mogi Guaçu - São Paulo
Van Humbeeck José Bebedouro EE
Data de inauguração: 
sábado, 26 Abril, 1913
Tombado: 
sim

Em 1907, a Câmara Municipal autorizou a compra do terreno para a construção e instalação deste Grupo Escolar, cuja obra terminou em 1912. O engenheiro-arquiteto belga José Van Humbeeck e Manuel Sabater definaram o projeto, implantando no centro do lote.

A fachada tem frontão elevado, corpo central recuado e janelas verticais. Há escadarias laterais, dez salas de aula e galpão de recreação com sanitários.

A construção do prédio, com estilo arquitetônico no qual predominou o Ecletismo, terminou em 1912. Seu projeto arquitetônico, de autoria de mencionado José Van Humbeeck, funcionário da extinta Diretoria de Obras Públicas do Governo do Estado de São Paulo, previa a separação das alas masculina e feminina, como era comum na época.

Van Humbeeck José Bebedouro EE
A escola foi inaugurada em 26 de abril de 1913, tendo como primeiro diretor o professor Ludgero Prestes, e passou a ser denominado Grupo Escolar “Abílio Manoel”, em homenagem ao coronel Abílio Manoel, nascido em Caete, na Bahia, e falecido em Bebedouro, em 1921.
Exemplar de uma das tipologias de edificação escolar implantadas durante a Primeira República pelo Governo do Estado de São Paulo, como parte da política pública de amplos investimentos feitos para promover a educação básica da população, ministrada fundamentalmente nos Grupos Escolares, e a formação adequada de professores, nas Escolas Normais. As construções resultaram de projetos e obras realizadas pelo Departamento de Obras Públicas (DOP), estrutura ligada à Secretaria da Agricultura responsável por criar e manter a infra-estrutura paulista.

Fontes:

Foto: http://www.jornalimpactobebedouro.com.br/

Escolas projetadas por José Van Humbeeck

Escolas projetadas por José Van Humbeeck

1 of 42