Você está aqui
Edifício Grupo Escolar de Brotas
Instalada em 1912, sua construção datada de 1909 fez parte de projeto elaborado pelo engenheiro-arquiteto belga José Van Humbeeck.
É um projeto para escola térrea com fachada simples e frontão central, replicado em Pindamonhangaba, Caçapava, São Simão; Bragança, Itatiba, Santa Bárbara e Cajuru.
Possui oito salas de aula distribuídas em alas em torno de um pátio central com uso independente. Possui galpão, passadiços com pilares de madeira com lambrequins, cobertura em telhas de barro e sanitários externos.
Pelo alto valor histórico na evolução educacional do Estado de São Paulo, esse prédio foi tombado, juntamente com outras 122 escolas públicas da capital e do interior, pelo Conselho do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado
de São Paulo (CONDEPHAAT), conforme publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, do dia 7 de agosto de 2002, páginas 1 e 52.
Atualmente a escola é conhecido como EE Dona Francisca Ribeiro dos Reis.
Fontes:
- São Paulo (Estado). Directoria Geral da Instrucção Publica. Annuario do Ensino do Estado de São Paulo. São Paulo: Typ. Augusto Siqueira & C., 1915.
- CORRÊA, Maria Elizabeth Peirão; NEVES, Helia Maria Vendramini e MELLO, Mirela Geiger de. Arquitetura escolar paulista: 1890-1920. São Paulo: FDE-Diretoria de Obras e Serviços, 1991.
Foto: Wikimapia