Você está aqui

Edifício Grupo Escolar de Bragança

Location: 
Rua Coronel Leme , Bragança Paulista - São Paulo
Van Humbeeck José Bragança EE
Tombado: 
sim

A construção do edifício destinado a abrigar o Grupo Escolar de Bragança foi inaugurada em 1908. O projeto do prédio térreo em lote de esquina é do engenheiro-arquiteto belga José Van Humbeeck.

A fachada é arrematada por platibanda e o frontão central possui o brasão da República. A planta é quadrada, com pátio central descoberto, dez salas de aula, galpão e sanitários externos.

Van Humbeeck José Bragança EE

Esse edifício fez parte de um conjunto de projetos de José Van Humbeeck para 7 escolas com um só pavimento – diferente da capital, onde tiveram que ser construídas escolas de dois andares, dado o alto preço dos terrenos. Em Bragança Paulista, o terreno, por ser mais barato, podia ser maior. A escola, com projeto de 1907, está atualmente situada na rua Coronel Leme. 1 Pelo alto valor histórico na evolução educacional do Estado de São Paulo, juntamente com outras 122 escolas públicas da capital e do interior, seu prédio foi tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), conforme publicação do Diário Oficial do Estado de São Paulo, do dia 7 de agosto de 2002, páginas 1 e 52. Atualmente, a escola oferece Ensino Fundamental (1ª a 4ª série).

Fontes:

Fotos

Escolas projetadas por José Van Humbeeck

Escolas projetadas por José Van Humbeeck

1 of 42