Você está aqui

Edifício Grupo Escolar de Belém do Descalvado

Location: 
rua Dr. Cons. Antonio Prado 636, Descalvado - São Paulo
Van Humbeeck José Descalvado EE
Tombado: 
sim

O projeto do engenheiro-arquiteto belga José Van Humbeeck data de 1909. É um prédio térreo, com fachada simples, janelas ovais e escadaria central levando a uma entrada recuada e encimada por frontão decorado e porta em madeira trabalhada em serralheira.

Tinha oito salas de aula dispostas em alas com pátio e comunicação central e, ao fundo, galpão para ginástica e sanitários.

Van Humbeeck José Descalvado EE

O prédio fez parte de um projeto, elaborado por José Van Humbeeck, para 11 escolas (Brotas, Cachoeira Paulista, Descalvado, Igarapava, Lençóis, Matão, Piraju, São Bento de Sapucaí, São João da Bocaina, São Pedro e Tambau), com 8 salas de aula. Sobre o número de salas em Descalvado, o site crmariocovas não concorda com o livro de Margarida e destacou à exceção de Descalvado, que teve ao seu projeto 2 salas acrescidas. As plantas são simétricas, com uso independente para cada seção, isolada por porta tipo vai-e-vem, localizada no corredor central.

Pelo alto valor histórico na evolução educacional do Estado de São Paulo, juntamente com outras 122 escolas públicas da capital e do interior, seu prédio foi tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), conforme publicação do Diário Oficial do Estado de São Paulo, do dia 7 de agosto de 2002, páginas 1 e 52. Atualmente, a escola oferece Ensino Fundamental (1ª a 4ª série).

Fontes:

Foto

Escolas projetadas por José Van Humbeeck

Escolas projetadas por José Van Humbeeck

1 of 41