Você está aqui

Edifício Grupo Escolar de São João da Bocaina

Location: 
rua 7 de setembro 357, Bocaina - São Paulo
Van Humbeeck José EMEF Bocaina
Tombado: 
sim

Duas emintes pesquisadoras sobre a construção das escolas públicas, Silvia Wolff e Margarida Cintra Gordinho, divergam sobre a data deste Grupo Escolar. Wolff informa que foi construído no ano de 1909. Gordinho escreve que o Grupo Escolar foi instalado em 1913. Ou será que demorou 4 anos para sua construção.

Fato sobre qual concordam é que foi um projeto do engenheiro-arquiteto belga José Van Humbeeck. A escola possui com 8 salas, térrea, esquema que incorpora alas,como a de pátios, a um núcleo central. Ela foi implantada em lote de meia quadra, tem fachada clássica com platibanda, frontão central e dez janelas ovais. A planta é simétrica, com uso independente para as seções feminina e maculina, isoladas por portas tipo vaivém, localizadas no corredor central. 

O mesmo projeto foi replicado nas escolas de Cachoeira Paulista, Descalvado, Igarapava, Lençóis, Matão, Piraju, São Bento de Sapucaí, São Pedro e Tambaú.

Van Humbeeck José EMEF Bocaina

Exemplar de uma das tipologias de edificação escolar implantadas durante a Primeira República pelo Governo do Estado de São Paulo, como parte da política pública de amplos investimentos feitos para promover a educação básica da população, ministrada fundamentalmente nos Grupos Escolares, e a formação adequada de professores, nas Escolas Normais. As construções resultaram de projetos e obras realizadas pelo Departamento de Obras Públicas (DOP), estrutura ligada à Secretaria da Agricultura responsável por criar e manter a infra-estrutura paulista.

Fontes:

Foto: Condephaat

Escolas projetadas por José Van Humbeeck

Escolas projetadas por José Van Humbeeck

1 of 42