Você está aqui
Edifício Grupo Escolar de São Simão

A construção deste prédio, em 1905, fez parte de um projeto do arquiteto-enghenheiro belga José Van Humbeeck para 7 escolas de um só pavimento, (Pindamonhangaba, Caçapava, São Simão, Bragança, Itatiba, Santa Bárbara e Cajuru). Entre outras características arquitetônicas, destaca-se a existência de um pátio interno e a simetria das plantas, que reservam uma ala para a seção masculina e outra para a feminina. Durante a primeira década do século XX, o projeto foi reelaborado ou adaptado de acordo com as necessidades específicas imposta a cada caso.
A Câmara doou ao governo um terreno para a construção do prédio próprio e, uma vez conseguida a verba, tomou a si a tarefa de construção do novo edifício, por meio de contrato.
Em Agosto de 1907, o estabelecimento passou a funcionar no prédio atual, construído pela municipalidade. Presidiu a mudança o professor João Lourenço Rodrigues, Inspetor Geral do Ensino.
Em 11 de Outubro de 1908, numa homenagem ao fundador da cidade, recebeu este Grupo Escolar a denominação de “SIMÃO DA SILVA”.
O prédio foi inaugurado oficialmente em 12 de Outubro de 1908, apesar de as obras ainda não estarem concluídas.
Fonte:
- livro "Patrimônio escolar: uma saga republicana / Margarida Cintra Gordinho. - São Paulo: Terceiro Nome, 2013.
- http://www.saosimao.net/historia/grupo.html
Fotos: