Você está aqui

Edifício Grupo Escolar de Mogi das Cruzes

Location: 
rua Dr. Paulo Frontin 240, Mogi das Cruzes - São Paulo
Van Humbeeck José Mogi das Cruzes
Tombado: 
sim

Em 1901, o engenheiro-arquiteto belga José Van Humbeeck desenhou o projeto do prédio, réplica da planta básica utilizada em Campinas. Com fachada neoclássica, janelas retangulares e ovais e frontão central, a planta distribuiu dez salas de aula em dois pavimentos.

No galpão externo, estavam instalados os sanitários.

Van Humbeeck José Mogi das Cruzes

O edifício abriga a atual EE Coronel Almeida e é localizado no centro comercial da cidade de Mogi das Cruzes. O prédio mantém as principais características arquitetônicas da época de sua construção, por isso há um nítido contraste entre a escola e o local no qual ela está inserida. As fachadas iluminadas das lojas, o asfalto do calçadão, o moderno sistema de iluminação pública, o tráfego intenso de automóveis e ônibus na avenida ao lado da escola, desviam a atenção dos pedestres da riqueza contida em sua história.

Após passar pelo processo de reorganização, no ano de 1995, a E.M. Cel. Almeida passou a atender somente alunos do ciclo I do Ensino Fundamental, com faixa etária entre seis e onze anos.

No ano de 2002, em sessão ordinária de 29/07/2002, ata nº 1253, o Egrégio Colegiado do CONDEPHAAT deliberou aprovar o tombamento da EM Cel. Almeida como Unidade Escolar da 1ª República. A partir de então, esta Unidade Escolar tem assegurada sua preservação, conforme reza o artigo 142, parágrafo único e 146 do Decreto Estadual nº 13.426 de 16/03/79.

Fontes:

Foto

Escolas projetadas por José Van Humbeeck

Escolas projetadas por José Van Humbeeck

1 of 42