Você está aqui
Edifício Grupo Escolar de Mogi Guaçu

Escola instalada em 26 de outubro de 1913 em edifício projetado pelo engenheiro-arquiteto belga José Van Humbeeck e Mauro Álvaro com participação de outros arquitetos. O pátio não é totalmente contornado pela edificação, o que permite uma integração visual com o restante do terreno.
O projeto térreo deste grupo escolar deu nome à tipologia utilizada por Van Humbeeck em várias cidades.
A fachada simplificada e simétrica foi desenhada pro Mauro Álvaro. Tem oito salas de aula e uma varanda que interliga os ambientes, mas não acompanha todo o pátio interno central. Mantém-se o galpão externo com dependências.
Pelo alto valor histórico na evolução educacional do Estado de São Paulo, esse prédio foi tombado, juntamente com outras 122 escolas públicas da capital e do interior, pelo Conselho do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado
de São Paulo (CONDEPHAAT), conforme publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, do dia 7 de agosto de 2002, páginas 1 e 52.
Atualmente a escola é conhecido como E. E.Padre Armani.
Fontes:
- São Paulo (Estado). Directoria Geral da Instrucção Publica. Annuario do Ensino do Estado de São Paulo. São Paulo: Typ. Augusto Siqueira & C., 1915.
- CORRÊA, Maria Elizabeth Peirão; NEVES, Helia Maria Vendramini e MELLO, Mirela Geiger de. Arquitetura escolar paulista: 1890-1920. São Paulo: FDE-Diretoria de Obras e Serviços, 1991.
Foto: http://letraecultura.blogspot.com.br/2013/10/semana-do-centenario-da-esc...