Você está aqui
Edifício Escolas Reunidas de Cordeiro

O projeto do engenheiro-arquiteto belga José Van Humbeeck data de 1913, mas o prédio só foi inaugurado em 1924, pois as verbas estaduais chegaram em intervalos irregulares, atrasando a obra.
A planta é térrea, com ornamentação geométrica e platibandas bastante simples, entrada comum e lateral, quatro salas de aula, dois ambientes administrativos e galpão para recreação.
Esse edifício fez parte de um conjunto de projetos de José Van Humbeeck para 7 escolas com um só pavimento – diferente da capital, onde tiveram que ser construídas escolas de dois andares, dado o alto preço dos terrenos. Em Bragança Paulista, o terreno, por ser mais barato, podia ser maior. A escola, com projeto de 1907, está atualmente situada na rua Coronel Leme. 1 Pelo alto valor histórico na evolução educacional do Estado de São Paulo, juntamente com outras 122 escolas públicas da capital e do interior, seu prédio foi tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), conforme publicação do Diário Oficial do Estado de São Paulo, do dia 7 de agosto de 2002, páginas 1 e 52. Atualmente, a escola oferece Ensino Fundamental (1ª a 4ª série).
Fonte:
- livro "Patrimônio escolar: uma saga republicana / Margarida Cintra Gordinho. - São Paulo: Terceiro Nome, 2013.
Foto:
- Condephaat